A interdição de banhos na praia dos Pescadores, na Ericeira, concelho de Mafra, foi levantada esta tarde, depois de as análises comprovarem a normalização dos parâmetros da água, divulgou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

“Após ter sido efetuada nova colheita de água, o resultado da análise comprovou que os valores microbiológicos estavam normalizados, tendo por isso sido levantada interdição a banhos nesta praia”, publicou a AMN na sua página na internet.

A praia dos Pescadores, na Ericeira, concelho de Mafra, estava interditada a banhos desde sexta-feira, depois de uma análise à qualidade da água ter revelado “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência”, tornando-a “imprópria para banhos”.

De acordo com um comunicado divulgado então pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), a bandeira vermelha foi hasteada pelas 16h10 naquela praia e onde a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) manteve “a monitorização da qualidade da água” durante o fim-de-semana.

O comunicado adiantava que hoje seria feita “uma nova reavaliação” e que caso as análises mostrassem que os valores estavam dentro dos parâmetros normais, a interdição seria levantada, como acabou por se verificar.

A ação que culminou com a reabertura da praia a banhos foi articulada entre a Capitania do Porto de Cascais, a Autoridade de Saúde Regional, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Mafra.