Limpeza na Rua das Grutas, na freguesia de Agualva e Mira Sintra

O aumento dos depósitos de lixo de forma ilegal acontece um pouco por todo o concelho de Sintra, apesar das multas avultadas para quem foi surpreendido pelas autoridades municipais.

Em Agualva a Mira-Sintra a autarquia local, removeu esta quinta-feira das ruas da freguesia, “mais de onze toneladas de resíduos, que foram depositados nas instalações da Tratolixo”.

“O depósito de lixo e entulho no espaço público é um flagelo que enfrentamos todos os dias. Entulho, restos de eletrodomésticos, pneus, óleo automóvel usado, máscaras Covid-19, plásticos, etc.”, lamenta Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias, na sua página de facebook.

Carlos Casimiro, presidente da União de Freguesia de Agualva e Mira Sintra

“Mais de onze toneladas de resíduos, foram depositados nas instalações da Tratolixo” — Carlos Casimiro

Em Colaride, “este flagelo foi atenuado muito significativamente”, acrescenta o autarca, admitindo que as vedações colocadas pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Sintra, conseguiram reduzir os despejos ilegais naquela zona.

“Ainda assim e infelizmente, continuam a ser efetuados depósitos”, lamenta carlos Casimiro que aponta o dedo a “pseudo empreiteiros que, com o depósito dos resíduos de obra, cometem simultaneamente três crimes: um primeiro crime ambiental, destruindo as nossas paisagens com o depósito dos seus entulhos, restos de automóveis e óleo usado; um segundo crime ao roubarem os seus clientes, a quem cobram os custos do depósito dos resíduos das obras no seu destino final; e um terceiro crime ao transferirem o encargo da remoção de entulhos depositados para todos os cidadãos, que pagam com os seus impostos o custo da sua recolha”.

Recorde-se, os infratores ficam sujeitos a uma coima cujo valor varia entre 250 a 1500 euros, em caso de pessoas particulares. Já para pessoas coletivas o valor da coima sobe para os 1250 até aos 22 mil euros. As receitas destas coimas revertem para os cofres da autarquia.

Em jeito de desabafo, Carlos Casimiro faz saber que “todos temos direito a um ambiente saudável sem ter que conviver com o lixo dos outros, mais uma vez efetuámos a remoção do entulho na Rua das Grutas e na Rua António Alves de Azevedo”.