“Estou de consciência tranquila, porque sei que estou a fazer o melhor”

Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares, em entrevista ao jornal Correio de Sintra, faz um balanço de atividade, da pandemia por Covid-19 e de preocupações como "a deposição ilegal" de "monos" e do Centro de Saúde, que nasceu pequeno e "que é um caos". Assegura que “a freguesia de "Colares está limpa de herbicidas" ainda que isso lhe custe criticas injustas: "Mas, estou de consciência tranquila, porque sei que estou a fazer o melhor por todos”.

Em entrevista ao Jornal Correio de Sintra, Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares, queixa-se da falta de locais onde depositar os residuos verdes, e outros residuos, como monos, que são depositados ilegalmente pela freguesia, apesar das coimas,

“Temos o apoio da Câmara de Sintra e dos SMAS que disponibilizam uma carrinha e dois funcionários, para recolher esse tipo de resíduos, mas não conseguem dar uma resposta plena e doradoura”, admite o autarca, lamentando que a freguesia seja “uma espécie de vazadouro de outras zonas”, lamenta o autarca.

Por outro lado, “não temos onde depositar os resíduos verdes! Temos três contentores dos SMAS na ETAR e no alto da Praia Grande, quatro, dois para monos e dois para verdes. Ainda assim, não chegam. Precisamos de um Ecocentro em Colares, que resolvia os problemas de entulho, monos, verdes, mesmo que isso tenha um custo simbólico”, adianta Pedro Filipe, considerando que “é uma vergonha aquilo que está a acontecer no alto da Praia Grande, na Azóia, no Penedo e nas Azenhas do Mar”, Mas não só. “É curioso, mas ao longo do litoral, algures entre o Cabo da Roca e até à praia da Aguda e zona do Banzão, é um vazadouro”, lamenta Pedro Filipe.

Ainda ao jornal Correio de Sintra, o autarca questiona as condições de funcionamento do Centro de Saúde de Colares, admitindo que “sempre foi pequeno. É mínimo”, para servir a população. “Como está, é um caos”.

“Já falei com o presidente [Basílio Horta], que se mostrou sensibilizado com esta nossa preocupação” adianta o presidente da Junta de Colares, dando a entender que “o espaço vai ser requalificado, com a instalação de um módulo da parte de trás do atual edifício. Tenho a promessa e acredito no presidente da Câmara de Sintra na requalificação daquele espaço”, disse.

Na entrevista ao jornal Correio de Sintra, o presidente da Junta de Colares, regozija-se com o inicio das obras de construção de um parque de estacionamento, na Rua da Abrela, em Colares, perto da Igreja Matriz, no âmbito da Empreitada de Reabilitação de Pavimentos e Sistemas de Drenagem naquela freguesia. Um investimento da autarquia na ordem dos 204 mil euros, com capacidade para 113 lugares de estacionamento.

Outra preocupação manifestada pelo passa pela limpeza das ervas nas ruas e nos passeios “é um problema grande”, admite Pedro Filipe, que recusa o uso de herbicidas com glifosato, “que está provado ser prejudicial para a saúde das pessoas. Ou optamos por não ter ervas ou temos um problema de saúde”, desabafa o autarca: “Antes, quero ouvir criticas a dizer que têm ervas à porta”.

Pedro Filipe, garante que “a freguesia de Colares está limpa de herbicidas e não tenho problemas em explicar e assumir a responsabilidade”. Pensativo, “Fico aborrecido com as criticas injustas, mas também estou de consciência tranquila, porque sei que estou a fazer o melhor por todos”.

Correio de Sintra

Pode ler a entrevista na integra no Jornal Correio de Sintra, desta semana.