Mais de 930 operacionais combatem cinco incêndios em Portugal

Mais de 930 operacionais e cerca de de 20 meios aéreos estão a combater hoje à tarde os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 17h00 estavam no terreno 937 operacionais das forças de socorro e segurança, 271 meios terrestres e um total de 19 meios aéreos a combater os cinco maiores incêndios.

O maior incêndio, para o qual foi dado o alerta às 02h45, decorre numa zona de mato no concelho de Porto Mós, em Leiria, mobilizando 207 operacionais, 61 veículos e dois meios aéreos. 

No distrito de Guarda, no concelho de Sabugal, lavra um incêndio em mato com 187 operacionais, 54 meios terrestres e três meios aéreos, para o qual foi dado o alerta às 13h46.

Em Viseu, o combate a um incêndio em Sernancelhe que lavra desde o início da tarde em área de mato tem 181 operacionais, 62 meios terrestres e três meios aéreos. 

Já em Alijó, distrito de Vila Real, estão mobilizados 166 operacionais, 51 meios terrestres e três meios aéreos para combater um incêndio numa zona de mato, que deflagrou também ao início da tarde.

No Fundão, distrito de Castelo Branco, lavra um incêndio em povoamento florestal com 196 operacionais, 43 meios terrestres e oito meios aéreos. Este fogo teve início perto das 14h00.

[em atualização]