“Faltam 29 médicos de família em Sintra” confirma Basílio Horta

"Há um compromisso e um objetivo assumido" com o primeiro-ministro António Costa, para que "até ao final deste mandato, todos os que vivem no concelho de Sintra, vão ter médico de família", disse esta manhã Basílio Horta, presidente da Câmara.

Visita recente de Basílio Horta, às obras de construção do novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins, o maior do país

“Faltam 29 médicos de Família”, no concelho de Sintra, esclareceu esta manhã, Basílio Horta, na sua página de facebook, reagindo assim a um despacho do gabinete do secretário de Estado da Saúde, que identifica os serviços e unidades de saúde que se consideram com maiores carências de pessoal médico, na área de medicina geral e familiar.

“Vamos ser claros. Faltavam 60 médicos de família quando assumimos responsabilidades em Sintra. Hoje faltam 29”, esclareceu Basílio Horta, sublinhando que “há um compromisso e um objetivo assumido” com o primeiro-ministro António Costa, para que “até ao final deste mandato, todos os que vivem no concelho de Sintra, vão ter médico de família”.

Segundo o presidente da Câmara de Sintra, “este é um direito fundamental”, mas também “um compromisso para concretizar”, chamando a atenção para o investimento realizado pela autarquia nesta área, de “milhões de euros em novos Centros de Saúde” e “estamos a construir o novo Hospital de Sintra”.

Recorde-se, o Governo autorizou esta semana a abertura de 435 vagas para Medicina Geral e Familiar, 216 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo, 86 no Norte, 64 no Centro, 34 no Alentejo e 35 no Algarve.