A Plantação da Vinha Ramisco de Colares e a Procissão de Nossa Senhora da Praia, património cultural de Sintra, são candidatas a 7 Maravilhas da Cultura Popular e a votação decorre até 12 de agosto.

As vinhas da região, situadas próximo do mar e sujeitas aos ventos marítimos muito fortes, protegidas por paliçadas de canas, conferem um aspeto muito particular à paisagem vinícola.

Plantação da Vinha Ramisco de Colares: 760 207 830

Malvasia de Colares da Adega Regional de Colares

“Esta casta tem uma história quase única em relação a todas as outras. Devido à sua técnica de cultivo histórica, tem sobrevivido até hoje à filoxera, que não conseguiu atingir as raízes”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS e ao Jornal CORREIO DE SINTRA, Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares, sublinhando que “há plantações históricas com mais de 100 anos. É plantada em solos de areia, abaixo dos quatro a oito metros, perto do mar, em pé franco, em currais com condução rastejante no chão, técnica extremamente perigosa para os viticultores”, explica o autarca.

“Colares é região demarcada desde 1908”, nota Pedro Filipe, sublinhando que “O vinho Ramisco, é também a nossa bandeira”.

Procissão de Nossa Senhora da Praia: 760 207 831

O culto a Nossa Senhora da Praia das Maçãs começou no final do século XIX, com base na aparição de uma imagem de Nossa Senhora a um pescador na foz do rio das Maçãs

Também vai a votos, na categoria de Procissões e Romarias, a Procissão de Nossa Senhora da Praia, na Praia das Maçãs, uma tradição iniciada em 1896, na sequência da construção de uma Ermida em sua honra por Alfredo Keil, inspirado pela lenda segundo a qual, teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora, junto às rochas da Praia das Maçãs.

“Este ano Nossa Senhora da Praia, comemora os 127 anos e esta procissão é uma referência. É muito emocionante e arrepiante, quando a imagem de Nossa Senhora é lavada até à beira mar”, destaca Pedro Filipe.

Este cerimonial é coroado com a passagem de um avião que parte da Base Aérea de Sintra que lança na praia, sobre o cortejo, um banho de pétalas de flores.

Para votar nos patrimónios candidatos:

O custo da chamada é de 0,60€ + iva e cada telefone tem direito a votação ilimitada. Esta votação só é possível apenas com números de telefone portugueses.