Dois mortos em acidente grave com alfa pendular na zona de Soure

Maquinista estará encarcerado e a linha do Norte está cortada.

Um comboio Alfa Pendular descarrilou hoje na Linha do Norte, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, após colisão com uma máquina de trabalho e causou dois mortos e sete feridos graves.

“Não se percebe como é que um comboio Alfa Pendular vá bater numa dresina (máquina) que está a fazer a manutenção da linha onde o comboio vai passar. Isto é um exemplo da irresponsabilidade completa”, o especialista em Transportes e Vias de Comunicação, Luís Cabral da Silva, à agência Lusa.

O descarrilamento de um comboio Alfa Pendular, na linha do Norte, após colidir com uma máquina de trabalhos da Infraestruturas de Portugal (empresa criada em 2015, da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional – Refer e a Estradas de Portugal), provocou hoje dois mortos, seis feridos graves e 19 feridos ligeiros, segundo o último balanço feito pelo comandante distrital de operações de Coimbra, Carlos Luís Tavares.

No entender de Luís Cabral da Silva existem “várias questões técnicas que falharam e que motivaram este acidente. “Em rigor, o comboio não deveria lá chegar por causa do controle de velocidade. Pelos vistos chegou e bateu. Não se programa a viagem de um comboio pendular por uma linha que tem lá trabalhos de manutenção. Isto não entra na cabeça de ninguém”, criticou.

O especialista questionou ainda o facto de o sinal da linha não estar fechado e de não ter existido “qualquer comunicação” sobre a presença da máquina no local.

“Quem é que a mandou para lá? Acho que isto não se deve fazer durante o dia. Tudo isto aponta para uma grande incompetência criminosa da Infraestruturas de Portugal”, sublinhou.

Lusa

O Alfa Pendular, que transportava 212 passageiros, seguia no sentido Sul-Norte, tendo saído de Santa Apolónia, em Lisboa, às 14h00, e tinha como destino final Braga.

O acidente ocorreu, pelas 15h30, perto da vila de Soure, mais concretamente junto à localidade de Matas, na região Centro.

No local estiveram 167 operacionais e 64 viaturas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já veio lamentar o acidente e apresenta “sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais”.

[atualizada, 19h46]
Fotografia: Rádio e Jornal Popular de Soure