Os presidentes das Câmaras de Sintra e de Loures garantem que não vão baixar a guarda agora que as medidas mais restritivas em vigor nestes concelhos por causa da pandemia podem vir a ser levantadas.

Ontem o ministro da Administração Interna admitiu que o Governo deverá levantar esta quinta-feira, o atual estado de calamidade que vigora em 19 freguesias dos concelhos de Sintra, Amadora, Odivelas, Oeiras e Lisboa, passando a vigorar as mesma medidas em toda a área metropolitana, que se manterá assim em estado de contingência.

“Não há hoje razões para distinguir estes cinco municípios [Lisboa, Odivelas, Sintra, Amadora e Loures] da restante Área Metropolitana de Lisboa. Isto significa que as medidas devem ser aplicadas de uma forma transversal, intensiva, em toda a Área Metropolitana”, afirmou Eduardo Cabrita, no final de uma reunião de acompanhamento da “estratégia de prevenção e controlo da covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa”, com Governo e autarcas.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures

Questionado sobre o assunto, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, o levantamento do estado de calamidade será “um estímulo, não um descanso”. “Todos os dias tenho receio. As segundas-feiras é sempre o credo na boca. Não podemos de forma nenhuma baixar a guarda”, disse o autarca à TSF. Ontem à saída da reunião Basílio sublinhou que a redução de casos resultou de uma “um maior apoio à população”.

Opinião igual tem Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, considerando que o eventual levantamento do estado de calamidade, “não deve ser entendida como uma demonstração de que a Covid desapareceu” sublinhando que “é preciso manter os cuidados e, pela nossa parte, vamos continuar a exigir que medidas que são essenciais em particular a partir do mês de setembro”.

As 19 freguesias que estão em estado de calamidade são: Santa Clara (Lisboa), as quatro freguesias do município de Odivelas (Odivelas e as uniões de freguesias de Pontinha e Famões, Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, e Ramada e Caneças), as seis freguesias do concelho da Amadora (Alfragide, Águas Livres, Encosta do Sol, Mina de Água, Venteira e União de Freguesias de Falagueira e Venda Nova), seis freguesias de Sintra (uniões de freguesias de Queluz e Belas, Massamá e Monte Abraão, Cacém e São Marcos, Agualva e Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins e a freguesia de Rio de Mouro) e duas freguesias de Loures (uniões de freguesias de Sacavém e Prior Velho, e de Camarate, Unhos e Apelação).