Acesso de trânsito ao perímetro da Serra de Sintra está interdito de 26 a 28 de julho é devido ao estado de alerta de risco elevado de incêndio rural das 00h00 deste domingo, dia 26 de julho e as 23h59 de terça-feira, dia 28 de julho.
Exceção para os transportes públicos, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema de Proteção Civil. Os veículos dos moradores da serra e de trabalhadores de empresas sediadas no local também terão autorização para passar.
“Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil. Urge preservar a serra de Sintra, Património Mundial UNESCO da Paisagem Cultural, e defendê-la para as gerações vindouras”, lê-se na nota da câmara municipal.
Recorde-se, desde o dia 17 de julho que a circulação rodoviária se encontra condicionada na serra de Sintra devido aos alertas laranja da Proteção Civil para risco de incêndio, devido às temperaturas elevadas.
O condicionamento vai ser revisto de 12 em 12 horas “podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar”, aponta a autarquia.
As medidas adotadas são uma consequência de:
- Estar em vigor o Estado de Alerta Especial Nível LARANJA, do SIOPS para o DECIR, no distrito de Lisboa. Enquanto se prevê para o concelho de Sintra o Risco de Incêndio Rural MUITO ELEVADO, nos dias 26 e 27 de julho e ELEVADO no dia 28 de julho;
- Estar-se dentro do Período Crítico de Incêndios Rurais que decorre até 30 de setembro;
- Estarem reunidas as condições para que sejam fechadas as cancelas, sem dependência de prévia determinação ou Despacho, uma vez que o IPMA prevê o Risco de Incêndio Elevado;
- Estarem conjugadas as condições meteorológicas, segundo a metodologia aprovada pela Câmara Municipal de Sintra por unanimidade, que implicam acionar a interdição de trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra;
- O Grupo de Risco ter dado parecer favorável, por unanimidade, à interdição de trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra;
- Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil;
- Urge preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial UNESCO, e defendê-la para as gerações vindouras.