Turismo de Sintra diz que pandemia está a ser ‘nefasta’ para o setor

A presidente da Associação de Turismo de Sintra considerou que o contexto pandémico da covid-19 está a ser "nefasto" para o setor, realçando que é necessário passar uma boa mensagem para o exterior.

Joana Pascoal, presidente da Associação de Turismo de Sintra (ATS) considerou esta segunda-feira que o contexto pandémico da covid-19 está a ser “nefasto” para o sector, realçando que é necessário passar uma boa mensagem para o exterior.

Em declarações à agência Lusa, a responsável referiu que o concelho de Sintra, está preparado para receber turistas, porque os empresários do setor tiveram o cuidado de assegurar o cumprimento das regras de higiene e limpeza.

“Houve um cuidado muito grande desde cedo em fazer tudo o que estava ao nosso alcance para diminuir – o mais possível – infeções e tornar as coisas mais seguras”, indicou, sustentando que há “um enorme número de empresários do setor turístico que aderiu [ao selo] ‘Clean and Safe'”.

De acordo com o Turismo de Portugal, o “Clean and Safe” serve para distinguir as atividades turísticas que assegurem o cumprimento de condições de higiene e limpeza para prevenção e controlo da covid-19.

Joana Pascoal, presidente da Associação de Turismo de Sintra

“Infelizmente, aparecemos muitas vezes [nas notícias] como um dos cinco concelhos com maior número de infectados. […] Não passa é que Sintra é um concelho com quase 400 mil habitantes e, portanto, o número bruto de casos não significa que seja o concelho mais grave ou mais perigoso que outro”— Joana Pascoal

Com cerca de meia centena de associados, a Associação de Turismo de Sintra lamentou a falta de turistas “com a forma como os números da pandemia em Portugal são dados”.

“Infelizmente, aparecemos muitas vezes [nas notícias] como um dos cinco concelhos com maior número de infetados. […] Não passa é que Sintra é um concelho com quase 400 mil habitantes e, portanto, o número bruto de casos não significa que seja o concelho mais grave ou mais perigoso que outro”, observou Joana Pascoal.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, os três concelhos com mais casos confirmados continuam a ser Lisboa (4.084), Sintra (3.219) e Loures (2.088). A caracterização demográfica apenas é atualizada às segundas-feiras.

“Falta dizer que as pessoas podem vir para Sintra e
que é seguro”
— Joana Pascoal

Considerando ser um dos concelhos com mais certificações no setor do turismo, a dirigente reiterou que o novo coronavírus está a ser prejudicial para Sintra, porque falta comunicar com os clientes.

“Falta dizer que as pessoas podem vir para Sintra e que é seguro”, apontou. De acordo com Joana Pascoal, é preciso fazer um “grande trabalho” de diplomacia, porque Portugal continua a aparecer a nível internacional como um dos países com grandes taxas de infeção.

“Nós começámos desde cedo — em conjunto – a preparar-nos para este vírus. Só que, infelizmente, há esta diplomacia toda […] que não é só relativamente ao Reino Unido, é relativamente a muitos países. É preciso fazer mais. A ver se é possível passar a mensagem do que de bom estamos a fazer”, alertou.

Joana Pascoal acrescentou que os números de infetados passam “uma mensagem injusta” e que em Portugal “há muitos cuidados”, que provavelmente “não existirão noutros países, onde não há problemas nenhuns com corredores aéreos”.

(…) “É preciso fazer mais. A ver se é possível passar a mensagem
do que de bom estamos a fazer” — Joana Pascoal

No início de julho, Portugal foi excluído dos “corredores de viagem internacionais” com destinos turísticos que o Reino Unido vai abrir para permitir aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso.

Portugal não está na lista de 59 países e territórios publicada, na altura, que inclui Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, Macau ou Jamaica.

https://www.facebook.com/associacaoturismosintra/videos/1175037416190545

Sintra Notícias com Lusa
Fotografias: Associação de Turismo de Sintra (ATS)

Associação de Turismo de Sintra
Avenida Professor Dr. D. Fernando de Almeida
São Miguel de Odrinhas | 2705-739 São João das Lampas
Telefone: 910 401 175
Email: info@atsintra.com