Situação de alerta em Portugal Continental prolongada até terça-feira

Nos últimos dois dias foram registadas 369 ocorrências, que mobilizaram mais de 11 mil operacionais e 129 meios aéreos.

A situação de alerta em Portugal continental foi prolongada até terça-feira à noite devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O ministro falava no final de uma reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, em Carnaxide, Oeiras, onde estão todos os agentes de proteção civil.

O Governo declarou na quinta-feira, 16 de julho, a situação de alerta em Portugal Continental entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de hoje, devido às previsões meteorológicos que apontavam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

O governante sublinhou que é necessário manter a vigilância e evitar comportamentos de risco, para ajudar ao trabalho da Proteção Civil, lembrando que dois dos incêndios mais graves deste ano (com mais de 2 mil hectares de área ardida) se deveram a manutenção incorreta de máquinas agrícolas e, portanto, “poderiam ter sido evitados”.

Eduardo Cabrita lembrou, ainda, que a utilização de fogo em espaço rural é “absolutamente proibida”. Ontem, foram identificados 20 suspeitos e foram feitas três detenções por utilização de fogo.