Autarquia prolonga interdição da Serra de Sintra

O trânsito na serra de Sintra, vai continuar interditado até terça-feira, dia 21 de julho, exceto a transportes públicos e moradores, devido ao alerta laranja da Proteção Civil.

Google Maps

O trânsito na serra de Sintra, vai continuar interditado até terça-feira, dia 21 de julho, exceto a transportes públicos e moradores, devido ao alerta laranja da Proteção Civil para risco de incêndio, determinou o município.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Sintra determinou, este domingo, a “interdição do trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra até às 23h59 de 21 de julho, prolongando a interdição imposta desde 17 de julho e que terminava este domingo às 23h59.”

De acordo com a autarquia, no perímetro da Serra de Serra passa a vigorar: Proibição do acesso, circulação e permanência no interior e a permanência de pessoas.

Mapa da interdição: http://bit.ly/interdicaoserrasintra

A decisão surge na sequência de:

● Foi declarada a SITUAÇÃO DE ALERTA FACE AO RISCO DE INCÊNDIO RURAL.

● Está em vigor o Estado de Alerta Especial Nível LARANJA, do SIOPS para o DECIR, no distrito de Lisboa, enquanto se prevê para o Concelho de Sintra o Risco de Incêndio Rural Elevado e Muito Elevado entre o dia 17 e dia 21 de julho (terça-feira);

● Estamos no Período Crítico de Incêndios Rurais (até ao dia 30 de setembro);

● Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil;

● Urge preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial UNESCO, e defendê-la para as gerações vindouras.

Continuam a poder circular veículos de moradores e de empresas aí sediadas, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra, será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.

Mapa da interdição: http://bit.ly/interdicaoserrasintra