Lisboa é o único dos cinco concelhos onde novos casos não estão a descer

COVID-19 | Ao contrário dos municípios de Sintra, Amadora, Loures e Odivelas que registam quebras de infeção por Covid-19, Lisboa mantém os casos activos.

Lisboa é o único dos cinco concelhos sob vigilância especial na Área Metropolitana de Lisboa em que os novos casos de covid-19 não estão a descer desde o princípio de Julho.

Em Sintra, na Amadora, em Loures e em Odivelas o número de novos infetados tem vindo a diminuir desde o início de julho, sentido que não se repete na capital, que a cada sete dias, tem mais 300 novas infeções.

Segundo o jornal “Público“, no final de Maio e até à primeira semana deste mês, “era em Sintra que se registavam mais novos casos por dia, mas este concelho está em quebra contínua há duas semanas e deixou Lisboa no topo da lista, com valores que rondam os 300 novos casos a cada sete dias”.

Os dados a que o “Público” teve acesso foram apresentados ontem numa reunião privada entre as diversas forças políticas representadas na Câmara de Lisboa e o coordenador do Gabinete de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal. De acordo com os dados, verificava-se até 12 de Julho uma tendência decrescente no número de novos casos por semana nos concelhos da Amadora, Odivelas, Loures e Sintra, enquanto na capital se registava uma estagnação.

É nestes cinco concelhos que se localizam as 19 freguesias que ainda se mantêm em estado de calamidade, ao passo que o resto do país já evoluiu para o estado de alerta e a restante área.

Recorde-se, há 134 surtos ativos na região de Lisboa e Vale do Tejo, 41 na região Norte, 13 no Centro, 5 no Alentejo e 13 no Algarve. Os números foram adiantados esta sexta-feira, pela ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência da Direção Geral da Saúde.

Lisboa e Vale do Tejo concentra 236 dos 312 casos a nível nacional, o que representa 76%. Ontem tinham-se registado 274 casos na região.

Notícia completa Jornal “Público