Incêndio ameaça casas em Alcabideche

ÚLTIMA HORA | As chamas, que estão a ameaçar habitações, estão a ser combatidas por sete meios aéreos, 151 operacionais e 39 viaturas.

O incêndio que esta tarde deflagrou em Alcabideche. no concelho de Cascais “já está em resolução, dominado, e nas próximas horas decorrerão os trabalhos de consolidação”, afirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, explicando que os bombeiros vão manter-se no local “em vigilância”, para garantir que não há reacendimentos.

O fogo entrou em fase de resolução esta noite, às 21h31, adiantou a mesma fonte, acrescentando que um bombeiro da corporação de Barcarena, ficou ferido, “vítima de um trauma”, mas os ferimentos são ligeiros.

As chamas atingiram os telhados de dois prédios, obrigando a evacuar um total de seis edifícios.  As autoridades suspeitam de que num dos prédios o incêndio tenha atingido o último andar. Há um terceiro edifício, que também terá sido atingido pelo incêndio e que está a ser seguido pelas autoridades no terreno.

Recorde-se, um incêndio deflagrou esta quinta-feira à tarde numa área de mato junto à Escola Secundária de Alvide em Alcabideche, no concelho de Cascais. As chamas, foram combatidas com a ajuda de por 7 meios aéreos, 151 operacionais e 39 viaturas.

O fogo chegou a ameaçar habitações e várias pessoas foram obrigadas a sair das respetivas residências. Uma viatura, foi consumida pelas chamas e o telhado de duas habitações ficou destruído.

Famílias temporariamente desalojadas

“São dois prédios, de três andares cada um. Num deles, o último andar, que tem dois apartamentos, está inabitável provisoriamente. No outro prédio há seis apartamentos” na mesma condição, explicou Carlos Carreiras.

Questionado sobre se o fogo que atingiu os telhados de dois edifícios atingiu o interior das habitações, o autarca explicou que “não entrou fogo nenhum”, mas “o ataque com a água”, para impedir a propagação das chamas, “acabou por afetar as condições dos apartamentos”.

O presidente da Câmara de Cascais não avançou o número de pessoas que ficaram temporariamente desalojadas, uma vez que esse levantamento estava a ser feito pelos Serviços de Ação Social da autarquia, para “fazer a triagem daqueles que têm, que podem e querem ir para casa de familiares e aqueles a quem a Câmara assegurará o alojamento”.

A PSP, GNR e polícia municipal estão ainda no local (22h16), assim como várias corporações de Bombeiros Voluntários dos concelhos de Cascais, Sintra e Oeiras.

O alerta para o fogo foi dado às autoridades às 18h07, de acordo com a informação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

[atualizada às 22h28]

Nas redes sociais:

https://twitter.com/i/status/1283834187116679170