Basílio Horta admite ao jornal “Público”, e existência de 700 pessoas infetadas por Covid-19 que foram identificados mas não contactados, pelas autoridades

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foram contactados pelas autoridades de saúde.

Em entrevista ao “Público”, o autarca admite que existem 700 pessoas infetadas por Covid-19 que foram identificados mas não contactados, o que impossibilita a capacidade de monitorização de casos na região.

“Nós já contactámos 565 pessoas infetadas. Como há cerca de 1200, as equipas pluridisciplinares ainda não contactaram as restantes, mas vão contactá-las. Não quer dizer que as outras 700 nós não saibamos onde elas estão, claro que sabemos que elas estão confinadas. Estão identificadas, não receberam ainda foi a visita das equipas multidisciplinares para efeitos de saber qual é a sua situação em termos sociais, mas vão receber”, esclarece o autarca Basílio Horta à TSF.

Basílio Horta conta ao jornal “Público” que a região tem agora seis equipas multidisciplinares em terreno, uma por cada freguesia em calamidade — duas pessoas, um enfermeiro, um técnico de serviço social e um motorista — que depende depois do trabalho de outra equipa em backoffice que responde “às necessidades da pessoa confinada que sabe que tem o apoio social”.

Apesar destas equipas, Basílio Horta frisa que faltam recursos humanos. “A delegação de saúde de Sintra tem cinco pessoas, a da Amadora tem sete. Estamos fartos de dizer isto. O número de assistentes operacionais já foi reforçado, é verdade, mas temos de ter mais”.

Mesmo com fragilidades na monitorização dos casos no concelho, o presidente da câmara mantém o otimismo e diz que, até agora”, têm conseguido quebras as cadeias de transmissão. “O concelho é enorme e tem muita gente. É o concelho com maior número de jovens, maior número de imigrantes, são 10% da população. Não nos faltam problemas”, concluiu.


Sintra Notícias com Jornal Público / TSF
Fotografia: arquivo