O executivo da Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião camarária, a abertura do concurso público para a construção do Ecocentro de Vale Flores, na União de Freguesias de Sintra.

O Ecocentro de Vale Flores, com uma área de implantação das instalações de 8068.40m2 e um investimento de 1,5 milhões de euros, tem como princípio orientador, apoiar o aumento da recolha seletiva multimaterial, permitindo a receção de resíduos no concelho através da sua deposição ordenada num único local.

O recinto fechado mas aberto ao público, permite colocar, sem custos, diferentes tipos de resíduos em contentores próprios combatendo assim a deposição ilegal de resíduos e promovendo o aumento das recolhas seletivas.

“O ecocentro vem dar resposta às várias solicitações para recolha e deposição de materiais que não devem ser colocados no contentor indiferenciado”, disse o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, em nota encviada à imprensa.

Nos ecocentros podem ser depositados os habituais materiais recicláveis colocados habitualmente no ecoponto e resíduos de características diferentes ou de grandes dimensões.

Com um plano de investimentos para o triénio 2019/2022 de cerca de 50 milhões de euros, os SMAS de Sintra têm em curso diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes.