AmadoraBD não se realiza este ano “nos moldes habituais”

O Amadora BD é um dos maiores acontecimentos no panorama cultural e artístico nacional, no âmbito da banda desenhada.

Amadora BD 2020

O Amadora BD um dos maiores acontecimentos no panorama cultural e artístico nacional, no âmbito da banda desenhada, vai regressar “mas em moldes diferentes dos habituais”, devido ao à pandemia por Covid-19.

Em nota enviada à imprensa a Câmara da Amadora informa que a “edição de 2020 do Amadora BD não será realizada nos moldes habituais”, sublinhando que “todas as iniciativas que constavam da programação ficarão sem efeito, tendo por base as recomendações da Direção Geral de Saúde e da Delegação de Saúde do Município”.

“Contudo, face ao impacto da iniciativa na atividade artístico-cultural da cidade, é incontornável assinalar o Amadora BD”, explica a autarquia, adiantando que se “encontra em fase de planeamento de uma alternativa adequada e adaptada às circunstâncias atuais, nomeadamente com a comemoração do 90.º aniversário do Mestre José Ruy, com o apoio à edição em português e a produção de banda desenhada durante o período de pandemia”.

Na note enviada aos SINTRA NOTICIAS, a Câmara da Amadora considera “a segurança e a proteção da sua população e da comunidade escolar como uma prioridade”, anunciando que “o município procurou assegurar os serviços essenciais e os cuidados de saúde primários, sobretudo, aos mais vulneráveis. Esse desígnio mantém-se, assim como, a preocupação em garantir o bem-estar e a saúde pública de todos os amadorenses”.

Recorde-se, a Amadora BD é um dos maiores acontecimentos no panorama cultural e artístico nacional, no âmbito da banda desenhada, acolhe todos os anos mais de 30 mil visitantes, aos quais oferece a oportunidade de usufruir de um núcleo de exposições variado, de uma programação paralela diversificada, de uma área comercial consolidada e de sessões de autógrafos e apresentações com autores e agentes especializados nacionais e internacionais.