Sintra distribui ‘kits’ de proteção, máscaras e álcool-gel

A Câmara de Sintra está a distribuir kits de proteção individual e material informativo pelos residentes dos nove bairros comunitários do concelho, em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal.

Ação de sensibilização em São Marcos no concelho de Sintra

A Câmara de Sintra está a distribuir máscaras pelas caixas de correio do concelho e aos moradores dos nove bairros de habitação municipal, com a entrega de kits de protecção individual e material informativo, numa parceria com a Fundação Aga Khan Portugal.

Os Kits incluem álcool gel, máscaras de pano reutilizáveis, filtros e folhetos informativos sobre as medidas a adotar para o combate ao surto de COVID-19. Ao todo serão distribuídas 5 mil máscaras, confecionadas por um grupo de costureiras migrantes desempregadas e que foram remuneradas por este serviço, aliando esta iniciativa de saúde pública ao cariz social.

O material está a ser distribuído pelo técnico social responsável de cada bairro, que já conhece e acompanha a população residente, mas também por um zelador, que avalia a habitabilidade de cada casa e sinaliza os casos que necessitam de reparações.

A autarquia mantém ainda, junto das estações da CP, três postos móveis de apoio e informação disponível em várias línguas, para prevenção e diminuição dos riscos de contágio.

Estas unidades, que funcionam com equipas constituídas por enfermeiros e elementos da Protecção Civil, da Polícia Municipal e de técnicos de acção social, estão também a distribuir gratuitamente máscaras e frascos de álcool-gel.

Fotografias: União das Freguesias do Cacém e São Marcos