A Área Metropolitana de Lisboa (AML) reforça a partir desta quarta-feira a oferta de transportes públicos, sobretudo de autocarros, permitindo que a capacidade fique a 90%.

Contudo o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, reiterou hoje fazer uma “cerca sanitária” aos transportes rodoviários intermunicipais que circulam no concelho se a oferta não for em 100% até ao final desta semana.

Esta manhã, num artigo de opinião publicado no jornal i, o autarca considera esta medida suficiente e ameaça impedir entrada no concelho de autocarros de provenientes de Sintra e Oeiras. O autarca exige que nível de oferta do serviço na AML seja reposto a 100 por cento, de forma a evitar os problemas de sobrelotação.

“Para grandes males, grandes remédios já diz o povo e os transportes públicos neste momento são um grande mal que necessita de grandes remédios (…) Se a AML não recolocar o nível se serviço e oferta nos 100% – coisa que em Cascais fizemos logo no dia 1 do desconfinamento -, tomarei medidas drásticas”, avisa Carlos Carreiras.

“Como Autoridade Municipal de Transportes, mas sem poder de intervenção nas rotas intermunicipais, recuso-me a ficar de braços cruzados e a assistir à multiplicação descontrolada de potenciais cadeias de transmissão nos nossos transportes. Por isso, tenho muito claro o seguinte: caso a AML não apresente uma solução efetiva até ao final desta semana, na próxima segunda-feira, todas as rotas intermunicipais serão paradas à entrada de Cascais”, acrescenta.

Sobre a atual situação da pandemia no pais, em particular no aumento de casos de infeção na Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Carreiras fala de “excesso de confiança e algum desleixo, deixámos o grupo de nações que estão a vencer a crise. Já nem sequer estamos na equipa dos que estão quase a vencer a pandemia. Não. O tombo foi tão grande que caímos para o grupo dos que precisam de ação”.

Para Carlos Carreiras, a resposta à pandemia necessita de “uma coligação nacional”, que deve começar logo “com coligações regionais”.

Artigo de Opinião no Jornal i
[atualizada]
Fotografia: arquivo