A Câmara Municipal de Sintra assinalou o dia 29 de junho, Dia do Município, com uma cerimónia do hastear da bandeira e a assinatura de um protocolo com as juntas de freguesias do concelho.

Este ano, a cerimónia contou apenas com a presença do executivo camarário e presidentes de junta de freguesia, atendendo ao atual contexto de surto por Covid-19.

Após a cerimónia, seguiu-se a assinatura do protocolo que teve como objetivo a criação de uma linha de apoio financeiro no valor total de 275 mil euros, criada pelo município de Sintra e destinada a comparticipar parte das despesas realizadas pelas onze freguesias do concelho no contexto da pandemia e das suas consequências sociais, informa a autarquia em comunicado.

Durante a cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “vivemos um tempo em que é necessário união e solidariedade num concelho tão grande, diversificado e com tanta gente”. “Em Sintra temos feito tudo, e continuamos a fazer, para combater e aliviar os efeitos nefastos deste surto”, afirmou Basílio Horta, lembrando que este é um combate que sem responsabilidade individual não terá sucesso.

O presidente da Câmara recordou algumas das medidas que estão a ser desenvolvidas para fazer face à Covid-19, tais como a “realização de testes, distribuição de equipamentos de proteção individual, desinfeções de espaços públicos e apoio solidário a quem mais precisa”. “Foram medidas que implementamos logo em março e que continuam a ser aplicadas diariamente”, sublinhou o autarca. Basílio Horta lembrou que, “a este primeiro conjunto de medidas acrescentamos uma nova estratégia, com medidas de apoio direto, para ajudar a economia, a cultura, o desporto, as IPSS e as famílias do nosso território onde vivem e trabalham mais de 400 mil pessoas”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra criou um Plano de Contingência para a infeção por COVID-19 que tem por objetivo acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.