“Podemos errar, cometer erros, mas nunca vamos baixar os braços”

FERIADO MUNICIPAL | "Um ano inesperado veio mudar as nossas vidas, os nossos dias e os nossos hábitos", disse Basílio Horta, nos Paços do Concelho, em Sintra, neste dia de São Pedro, Santo padroeiro do município.

29 de junho de 2020, dia de São Pedro, nos Paços do Concelho em Sintra

Hoje dia de São Pedro, é feriado municipal em Sintra, mas “sem discursos, sem festa e sem inaugurações”, para celebrar e festejar o santo padroeiro do município, que acontecer em tempo de pandemia e recolhimento.

Esta manhã, nos Paços do Concelho em Sintra, ouviu-se o hino nacional, numa cerimónia muito simples que contou com o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e alguns elementos das forças de Segurança e Proteção Civil de Sintra.

“Um ano inesperado veio mudar as nossas vidas, os nossos dias e os nossos hábitos”, escreveu Basílio Horta no seu facebook. “Este é o símbolo da nossa luta diária, de um combate que nos desafia a todos, diariamente, porque enfrentamos o desconhecido que coloca em causa a nossa forma de viver”.

Basílio Horta deixa ainda palavras de agradecimento e reconhecimento a “todos os que no seu quotidiano defendem as nossas comunidades. Mulheres e homens que estão na primeira linha de combate, na defesa de todos”.

“Este é um vírus que, além da saúde, tira empregos, tira alimento, tira sustento. Mas que nunca nos tire a humanidade, a convicção de continuar a lutar e a capacidade de olhar pelos outros”, refere Basílio Horta.

“Hoje esta praça foi símbolo dos últimos 119 dias, momento em que acionamos o nosso plano de contingência contra o COVID-19 em Sintra”, lembra Basílio Horta, acrescentando que “podemos errar, podemos cometer erros, mas nunca vamos baixar os braços”.

Santo padroeiro sem festa e arraial

Recorde-se, a Câmara Municipal de Sintra proibiu a realização de atividades que originem a aglomeração de pessoas, no São Pedro. A restrição abrange por isso arraiais, festas, jantares de convívio e outras celebrações, como a instalação na via pública de quaisquer equipamentos de suporte e apoio a esses eventos.

O município de Sintra, merece por esta altura uma atenção particular por parte das autoridades sanitárias, com restrições apertadas, para travar os casos de infeção por Covid-19, que atinge a região de Lisboa, com particular preocupação, nos concelhos de Sintra, Amadora, Loures, Odivelas e Lisboa.

Em comunicado, a autarquia alerta que intensificou a vigília de serviços abertos ao público por todo concelho, numa operação conjunta entre a Polícia Municipal e divisão de fiscalização da PSP, de forma a promover e fazer cumprir as orientações das autoridades de saúde.