Novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins ganha forma e dignidade

Basílio Horta visitou as obras de construção do novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins, na antiga fábrica da Messa, irá distribuir-se por quatro unidades composta por 32 gabinetes de consulta médica e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento.

Estão a avançar a bom ritmo e sem atrasos as obras de construção do novo Centro de Saúde da freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra, equipamento que irá servir uma população de cerca de 62 mil habitantes e que representa um investimento na ordem dos 4 milhões de euros.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra acompanhado por Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia, e por técnicos da autarquia, visitaram esta quarta-feira as obras, para para um ponto de situação e para se inteirarem do decorrer dos trabalhos de construção.

De momento estão em execução as infraestruturas exteriores, com a instalação de redes (elétricas, telefónicas, de águas e esgotos, de AVAC, de incêndio) rebocos e estuques interiores, estrutura de tetos falsos, impermeabilizações, revestimentos cerâmicos em paredes e pavimentos e estrutura de suporte da cobertura.

“A Câmara de Sintra tem seguido uma estratégia global, de grande esforço financeiro e de grande determinação para recuperar as décadas perdidas no setor da saúde, mas é um esforço fundamental para todos os que vivem e trabalham em Sintra”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

“É uma obra enorme e será o maior centro de Saúde do país”, disse recentemente em entrevista ao Sintra Notícias e ao Correio de Sintra, Valter Januário, presidente da junta de freguesia, sublinhando que esta “era uma grande necessidade sentida pela população de há muitos anos”.

O edifício de dois pisos, localizado na antiga fábrica da Messa, irá distribuir-se por quatro unidades composta por 32 gabinetes de consulta médica e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento, cuja entrada principal far-se-á pela Rua das Eiras. A Unidade de Saúde será apoiada por um estacionamento com capacidade para 165 lugares e 10 lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

A construção deste Centro de Saúde está incluída no Programa Portugal 2020, que financia a intervenção em 50 por cento.

Recorde-se, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, será construído na Cavaleira, o novo Hospital de Sintra, cujas obras deverão ter inicio neste mandato autárquico.