Reforçadas unidades de saúde de Sintra, Amadora, Loures e Odivelas

COVID-19 | "Como nos focos de incêndios, é preciso acudir com os meios disponíveis para evitar que a situação de alastre", disse António Sales, secretário de Estado da Saúde, anunciando o reforço médico, nas unidades de saúde de Sintra, Amadora, Loures e Odivelas.

Cerca de 20 profissionais vão reforçar unidades de saúde dos concelhos de Sintra, Amadora, Loures e Odivelas, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, referindo que a Região de Lisboa e Vale do Tejo continua a exigir atenção relativamente à covid-19.

De acordo com António Lacerda Sales, as unidades de saúde em causa já “duplicaram a capacidade de realização de inquéritos epidemiológicos”, uma ferramenta considerada crucial para identificar, isolar e quebrar cadeias de transmissão da covid-19.

“Muitos destes profissionais vão começar esta semana, prevendo-se assim também assegurar a mesma capacidade de resposta durante o período de férias”, acrescentou o governante durante a habitual conferência de imprensa para atualizar a informação relativa à pandemia de covid-19 em Portugal.

“Estamos a falar de focos. Como nos focos de incêndios, é preciso acudir com os meios disponíveis para evitar que a situação de alastre”, disse.

O secretário de Estado indicou que a ocupação em unidades de cuidados intensivos é de 63%, dos quais 21% de doentes com covid. No entanto, frisou, “uma coisa é a capacidade de resposta do SNS à pandemia e outra é a capacidade de a sociedade travar a propagação”.

Lacerda Sales reiterou que o bem-estar coletivo continua a depender da responsabilidade individual: “Desconfinar não é relaxar, nem desresponsabilizar”.

Conferência de imprensa COVID-19 | Acompanhe em direto #DGS #Saude #SNS

Posted by Serviço Nacional de Saúde on Monday, 22 June 2020

DIRETO / Conferência de Imprensa da DGS
– António Sales, secretário de Estado da Saúde
– Graça Freitas, diretora Geral de Saúde

[em atualização]