Lar em Rio de Mouro regista sete mortes, 28 recuperações e 12 casos positivos

COVID-19 | Lar privado em Rio de Mouro tinha identificado, em maio, 60 casos de infeção por Covid-19

Lar Bella Persona Senior Residence, em Rio de Mouro, no concelho de Sintra

Um lar privado em Rio de Mouro, concelho de Sintra, onde foram identificados em maio 60 casos de infeção por covid-19, regista a morte de sete utentes, 28 doentes recuperados e 12 casos positivos, segundo a Segurança Social.

“Regista-se o falecimento de sete utentes com covid-19”, avançou o Instituto da Segurança Social (ISS), em resposta à agência Lusa, sobre a situação no Lar Bella Persona Senior Residence, perto do bairro da Tabaqueira, em Rio de Mouro, no concelho de Sintra.

A Lusa tentou contactar a administração do lar, mas não obteve resposta.

Recorde-se, a 2 de maio, o Instituto da Segurança Social (ISS) do Centro Distrital de Lisboa tomou conhecimento, através da delegada de saúde, da situação no Lar Bella Persona Senior Residence, equipamento privado que, à data, tinha 60 utentes e 40 profissionais e onde foram identificados “60 casos positivos” de infeção pela covid-19, dos quais 17 profissionais e 43 utentes.

“Sob orientação da autoridade de saúde, todos os profissionais que testaram positivo regressaram às suas residências para confinamento obrigatório e os utentes foram separados entre positivos e negativos”, adiantou a Segurança Social, assegurando que todos foram testados.

Neste momento, este lar privado acolhe “53 idosos, dois dos quais internados”, indicou o ISS, acrescentando que o equipamento conta atualmente com 27 profissionais e o reforço de quatro ajudantes de ação direta assegurados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), através de um protocolo celebrado com a Cruz Vermelha Portuguesa para o efeito.

“Atualmente estão identificados 12 casos positivos: quatro profissionais e oito utentes”, informou a Segurança Social, reforçando que a situação neste lar continua a ser acompanhada pela autoridade de saúde.

[notícia atualizada]