Criação de economias de rede, potenciando sinergias pela localização de empresas em parques empresariais qualificados

O “Portugal Site Selection Consulting” assina contrato, esta sexta-feira, 19 de junho, no âmbito do programa de Promoção e Capacitação do Território para Atração de Investimento, com o município de Alter do Chão.

Este é um veículo para apoiar o cumprimento de objetivos do Programa Internacionalizar, nomeadamente no apoio aos agentes económicos e decisores nacionais, na dinamização da aplicação de políticas e estratégias de captação de investimento, a nível regional e setorial.

É essencial qualificar a oferta de localizações empresariais, visando o ordenamento do território no âmbito das atividades produtivas, promovendo sinergias entre empresas e a eficiência do investimento, nomeadamente o público em infraestruturas. O objetivo é promover o país no seu todo e por igual, como destino de investimento produtivo, particularmente o industrial e de IT&T.

Esta colaboração é uma aposta do Portugal Site Selection Consulting, “bem acolhida pelo Município de Alter do Chão, na capacitação da economia portuguesa para potenciar a promoção e qualificação de localizações empresariais em coordenação com as entidades municipais”, dando destaque à sustentabilidade económica, social e ambiental, e preparando o município para a captação de investimento estrangeiro.

O Portugal Site Selection Consulting vai analisar as características da região em todas as suas vertentes e refletir sobre o Parque Empresarial existente no Município, propondo alterações na sua oferta e modelo de gestão.

O grande objetivo é trazer para primeiro plano a atratividade da região para a captação e fixação de projetos de investimento, capazes de impulsionar a dinâmica empresarial. Este Dossier terá uma ligação para a plataforma Portugal Site Selection www.portugalsiteselection.pt um motor de busca, com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

O contrato da colaboração é assinado no próximo dia 19 de junho nos Paços do Concelho de Alter do Chão, contando com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, pelo Presidente do Município, Francisco Reis, e pela Presidente do Conselho de Administração da aicep Global Parques, Maria Manuel Aires Serrano.