Antiga fábrica MELKA, no Cacém

O edifício da antiga fábrica MELKA, no Cacém, vai ser adaptado para a instalação da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS). As obras começaram esta segunda-feira, 15 de junho, e representa para a autarquia um investimento na ordem dos 306 mil euros.

Esta intervenção, com prazo de execução de quatro meses, permitirá a adaptação do interior do edifício, dotando-o com todos os espaços necessários ao funcionamento da Escola do Património, garantindo as condições ideais para a prática letiva dos cursos profissionais que compõem a sua atual oferta formativa, bem como preparar o seu alargamento e diversificação futura.

Para além das áreas administrativa e logística, as novas instalações irão contar com 11 salas de aula, 2 laboratórios, 5 oficinas especializadas (madeiras, metais, estuques, cerâmica e jardinagem), 3 salas de informática, salas de reuniões, sala de professores, sala de alunos, refeitório e vários gabinetes.

Edifício da antiga fábrica MELKA, no Cacém

Edifício garante crescimento e abertura de
novos cursos profissionais

Com a instalação da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra no novo edifício no Cacém, “será possível garantir o seu crescimento, através da abertura de novos cursos profissionais, já autorizados pelo Ministério da Educação”, destaca a autarquia em nota enviada à imprensa, nomeadamente, Técnico de Arqueologia, Técnico de Construção de Instrumentos Musicais, Técnico de Audiovisuais, Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático e Técnico de Industrias Alimentares.

Atualmente a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, leciona, os Cursos Profissionais de Assistente de Conservação e Restauro, Técnico de Design de Interiores e Exteriores, Técnico de Fotografia, Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e Técnico de Produção e Tecnologias da Música.

As novas instalações permitirão ainda a instalação de um “Centro Qualifica”, resultante de uma candidatura apresentada pela Câmara de Sintra em parceria com a Escola Secundária Ferreira Dias.

Fotografia: UF do Cacém e São Marcos