Basílio Horta: “57 casos em dois dias. Obviamente, é muito”

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região que mais preocupa as autoridades sanitárias. Depois de Lisboa, Sintra é agora o segundo concelho do país com mais infetados.

Marta Temido, ministra da Saúde; Duarte Cordeiro, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo e Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, no Palácio Valenças em Sintra

Depois de Lisboa, Sintra é agora o segundo concelho do país com mais infetados, contabilizando 1.615 casos, (+57) casos do que no sábado (no domingo não tinham sido reportados novos casos).

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região que mais preocupa as autoridades sanitárias. Hoje foram registadas mais 149 casos de infecção, o que representa 77,6% dos novos casos detetados pela DGS nas últimas 24 horas.

Em declarações à TVI24, o presidente da Câmara de Sintra esclarece que foram detetados no concelho 57 novos casos de Covid-19, em dois dias, considerando ser “negativo” haver tanto tempo sem contar os casos em Sintra. Mas, “57 casos em dois dias. Obviamente que é muito e deve-nos preocupar”, disse Basílio Horta.

“Temos 400 mil habitantes, somos o segundo maior concelho do país em número de habitantes e em área geográfica, com uma enorme diversidade e com um poder de compra por habitantes, relativamente baixo. Alem disso, somos o maior concelho do país em número de imigrantes de várias nacionalidades, com vários costumes e tradições, espalhadas por todo o concelho”, sublinhou o autarca.

“57 casos em dois dias. Obviamente, é muito”, Basílio Horta

Basílio não esconde a sua preocupação aos números de contágio no concelho: “Temos vários sítios que necessitam de acompanhamento de proximidade”, disse o presidente da Câmara, dando conta de um levantamento de casos de infeção no município com a “identificação de todas as zonas, fundamentalmente nas zonas urbanos onde este facto é mais notório e as necessidades mais prementes”.

Ainda assim, Basílio Horta concorda que os esforços para travar os casos de infeção “não tem sido suficiente”, não obstante os contatos com a Direção Geral da Saúde e do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Duarte Cordeiro e e coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Para o autarca, os problemas só serão resolvidos, por um lado com a “responsabilização das pessoas” e por outro, com ações e iniciativas de “proximidade da Direção Geral de Saúde, da nossa delegada de Saúde, das forças de segurança e a da Câmara Municipal de Sintra a acompanhar e fazer o que for necessário”.

Entrevista completa na TVI, aqui

Fotografia: Palácio Valenças em Sintra