Governo reforça contenção em cinco concelhos da região de Lisboa

COVID-19 | Os concelhos de Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas “concentram agora a nossa maior necessidade de resposta”, afirmou este sábado a ministra da Saúde, Marta Temido em conferência de imprensa de balanço, sobre a pandemia Covid-19.

Os concelhos de Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas “concentram agora a nossa maior necessidade de resposta”, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido este sábado em conferência de imprensa, no balanço de mais um boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, sobre a pandemia Covid-19.

O crescimento de casos na Área Metropolitana de Lisboa, em sentido contrário à tendência decrescente a nível nacional, está a concentrar os esforços de resposta das autoridades, disse a ministra da saúde, adiantando que irá haver um “reforço dos esforços de contenção nos concelhos de Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas”.

“Desde meados de maio que o número de novos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo se mantém em cerca de 180 novos casos por dia e nos últimos oito esta região representou em média mais de 85% dos novos casos no país”, disse Marta Temido.

“Os nossos agrupamentos de Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas, concentram agora a nossa maior necessidade de resposta” — Marta Temido

Recorde-se, a região de Lisboa e Vale do Tejo conta com um total de 10.874 casos confirmados da Covid-19, mais 231 face a sexta-feira, revelou este sábado, o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. O número de vítimas mortais do novo coronavírus na região de Lisboa aumentou para 354, o que corresponde a mais oito mortes nas últimas 24 horas.

Marta Temido explicou que, no entanto, estes números não se distribuem simétricamente por toda a região. “Os nossos agrupamentos de Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas, concentram agora a nossa maior necessidade de resposta”.

De forma a controlar o risco de retrocesso na contenção do vírus e na propagação da doença, a ministra afirmou que torna-se essencial a adopção de medidas específicas de saúde pública, acrescentando que serão adoptada as que têm em conta as características dos novos casos notificados nesta região.

“Desde meados de maio que o número de novos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo se mantém em cerca de 180 novos casos por dia” — Marta Temido

As medidas incluem “o rastreio da infeção focado nas actividades em que se tem verificado maior incidência, nomeadamente a construção civil, cadeias de abastecimento, transporte de distribuição, caracterizadas normalmente por grande rotatividade de uma parte dos trabalhadores e recurso a trabalho temporário”.

“Além do rastreio, os testes de todas as pessoas relativamente às quais as autoridades de saúde tenham determinado a vigilância ativa por serem contactos dos referidos profissionais”, sublinhou Marta Temido, adiantando que a determinação de confinamento obrigatório das pessoas infectadas “e garantia do mesmo”, será coordenada com as forças de segurança.

A ministra da Saúde fez saber, que as autoridades de Saúde irão reunir com o vários responsáveis dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa a fim de desenvolver estratégias de contenção e minimização na região, que nas últimas 24 horas registou mais 231 casos.