Primeiro-ministro anuncia medidas da 2.ª fase de desconfinamento

António Costa anunciou, esta sexta-feira, as medidas da segunda fase do plano de desconfinamento. Uma das mais esperadas, a reabertura das praias, foi também anunciada: os areais reabrem a 6 de junho, mas com regras.

O Governo decidiu adiar a passagem para a terceira fase de desconfinamento na Área Metropolitana de Lisboa e criou regras especiais, sobretudo em atividades que envolvem “grande aglomerações de pessoas”, anunciou hoje o primeiro-ministro.

No Conselho de Ministros de hoje que decidiu as medidas a adotar na terceira fase de desconfinamento devido à pandemia de covid-19, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que, “infelizmente, a evolução” nesta região distingue-se significativamente” das outras regiões do país, lembrando que sempre disse que “não teria qualquer vergonha de ter que adiar ou dar um passo atras se fosse necessário”.

Assim, foi decidido o adiamento “da passagem a esta fase três” do desconfinamento de “um conjunto de levantamento de restrições que envolvem grandes aglomerações de pessoas”.

Tome nota de algumas das medidas de desconfinamento:

Continua a ser obrigatório para doentes imunodeprimidos e doentes crónicos, pessoas com deficiência superior a 60% ou pais com filhos menores de 12 anos ou com deficiência em casa.

  • CENTROS COMERCIAIS: Na área metropolitana de Lisboa, até ao dia 4 de junho, vão permanecer encerrados os centros comerciais e lojas do cidadão.
  • TELETRABALHO: Deixa de ser obrigatório o teletrabalho sempre que possível, e passa a depender de acordo entre a entidade patronal e o trabalhador.
  • CULTURA: Salas de espetáculos poderão retormar a atividade na segunda-feira desde que sejam cumpridas as normas definidas pela DGS.
  • RESTAURANTES: Deixa ainda de vigorar o limite de lotação máxima a 50% para os restaurantes desde que sejam colocadas entre os lugares barreiras de proteção acrílicas e o distanciamento mínimo de 1,5 metros. A opção ficará ao critério de cada estabelecimento de restauração.
  • BARES E DISCOTECAS: Regras para bares e discotecas “não serão revistas nos próximos 15 dias”.
  • ATL: Adiada por 15 dias para 15 de junho, a reabertura de ATLs não integrados em estabelecimentos escolares.
  • ENSINO: Reabre o ensino pré-escolar e generaliza-se a abertura das creches.
  • ÉPOCA BALNEAR: Mantém-se a reabertura da época balnear a 6 de junho.
  • CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS: Como já tinha sido anunciado, as celebrações religiosas podem voltar a receber fiéis a partir de 30 de maio, consoante as regras definidas pela DGS e pelas confissões.
  • GINÁSIOS: Está autorizada a reabertura dos ginásios a partir de segunda-feira, dia 1 de junho, com novas regras definidas pela DGS.
  • REGRAS PARA O TRANSPORTE: As novas regras aplicam-se “especificamente ao transporte privado de passageiros”, que transportam “muitas vezes trabalhadores da construção civil”.

Acompanhe em direto a
conferência de imprensa do Conselho de Ministros:

“A partir de segunda-feira vai ser possível retomar as visitas a lares por parte de familiares”, declarou o primeiro-ministro, após referir que as restrições a estas visitas “foi uma das decisões mais difíceis” tomadas pelo seu executivo

Futebol em sinal fechado é um problema “comercial” e não de saúde pública, António Costa

As medidas aplicadas à Área Metropolitana de Lisboa são “reavaliadas no Conselho de Ministros da próxima quinta-feira”, António Costa

O primeiro-ministro, garante que está afastado o risco de “crescimento exponencial” da Covid-19 em Portugal

“É necessário manter medidas de proteção ao emprego”,
reconhece o primeiro-ministro, questionado sobre o prolongamento do lay-off