Parques de Sintra com entradas livres e publicações digitais

Há novos espaços de visita e a Parques e Monumentos de Sintra oferecem aos mais novos entradas livres e publicações digitais gratuitas

Jardim de Monserrate, em Sintra | Foto: Sintra Notícias - arquivo

Ainda em tempo de pandemia mas em contagem decrescente para o regresso à actividade e com novos espaços de visita, a Parques de Sintra celebra o Dia da Criança na segunda-feira, 1 de Junho, com entradas gratuitas para crianças até aos 12 anos e com o lançamento de uma colecção de livros digitais sobre o património para o público juvenil, em todos os parques e monumentos geridos pela empresa.

Neste dia, ficam disponíveis no site da empresa, os dois primeiros livros da série, dedicados ao Parque e Palácio de Monserrate e à Escola Portuguesa de Arte Equestre, que reabre a 1 de junho e celebra a ocasião com o espetáculo “Crininhas vai para a Escola”, dedicado aos mais novos e com entrada livre para crianças até aos 12 anos, acompanhadas de adultos.

Escola Portuguesa de Arte Equestre

A Escola Portuguesa de Arte Equestre também reabre com espetáculo gratuito para crianças. “Crininhas vai para a Escola” realiza-se no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, em Belém (Lisboa), a 1 de junho, às 11h00, e foi especialmente concebido para dar a conhecer às crianças o universo da Alta Escola Equestre Portuguesa.

Através da história do jovem cavalo Crininhas, que chega à Escola Portuguesa de Arte Equestre vindo da Coudelaria de Alter, onde nasceu, o público fica a saber um pouco mais sobre esta arte e os exercícios que os cavalos e os cavaleiros faziam no tempo dos reis e das rainhas.

Para que as crianças possam assistir gratuitamente ao espetáculo, será necessária uma inscrição prévia através do email arteequestre@parquesdesintra.pt. Adicionalmente, devem ser acompanhadas por adultos.

Colecção de livros digitais e gratuitos

Ainda no dia 1 de junho, a Parques de Sintra lança livros digitais gratuitos para o público juvenil. A iniciativa pretende disponibilizar conhecimento sobre os valores patrimoniais de cada polo de visita, facilitando a sua compreensão e interpretação.

Os dois primeiros livros, dedicados ao Parque e Palácio de Monserrate e à Escola Portuguesa de Arte Equestre, ficam disponíveis no Dia Mundial da Criança em http://livrosdigitais.parquesdesintra.pt/ . Fazem parte de uma série que terá uma publicação sobre cada um dos espaços administrados pela Parques de Sintra, num total de 10 títulos.

A edição desta coleção resulta de uma colaboração entre a empresa e o CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Fotografia: Sintra Notícias