Graça Freitas, diretora Geral de Saúde, confirmou esta quinta-feira, um surto “num lar em Queluz”, Centro Bem Estar de Queluz, que provocou “dois óbitos e seis casos de infeção entre funcionários e em 32 utentes”, de um total de 62 utentes do lar que foram testados, ao covid-19.

“Há uma intervenção em curso neste lar, quer por parte das entidades gestoras do lar, quer por parte das autoridades” disse Graça Freitas, no decorrer da habitual conferência de imprensa diária sobre a covid-19, da Direção Geral de Saúde (DGS), confirmando “em nome da transparência”, que “dois utentes faleceram”, sublinhado, contudo, que o lar “tem um plano de contingência e que este está a ser aplicado”.

“Amanhã [sexta-feira] 13 novos Auxiliares de Ação Direta vão substituir os trabalhadores doentes, dando apoio aos dois pisos [do edifício] sem que as equipas se cruzem”, adiantou a diretora Geral de Saúde, fazendo referência ao plano de contingência, em curso.

Centro Bem Estar de Queluz
confirma casos

A diretora do lar de Queluz, Fernanda Braz, confirmou estes números e explicou os procedimentos que a instituição tomou. “Após conhecermos o resultado dos testes, os utentes foram divididos por pisos, consoante o resultado. Os utentes infetados estão isolados no piso inferior e os negativos no superior”, explicou Fernanda Braz.

A responsável adiantou que as instalações vão ser desinfetadas este sábado, sem que seja necessário deslocar os utentes, e que na próxima segunda-feira irão ser retomadas as visitas presenciais.

“Temos cumprido todas as orientações. Na segunda-feira, iremos retomar as visitas e a partir de amanhã [sexta-feira] os utentes poderão novamente ser contactados por videochamada e videoconferência”, apontou.

Há uma semana foram também testados os funcionários do lar, tendo sido detetados seis casos positivos, conforme o SINTRA NOTÍCIAS adiantou na ocasião.

“A situação em Lisboa
tende para a estabilidade”

“Genericamente” a situação em Lisboa e Vale do Tejo “mantém-se estável” e os números têm sido os que as autoridades de saúde já esperavam. Quanto ao Bairro da Jamaica, mais precisamente, Graça Freitas disse que a situação “é estável e começa até a ter recuperados”. Contudo, admitiu que estão “a ser tomadas algumas medidas de carácter preventivo, como o encerramento de cafés” porque “se juntavam muitas pessoas nesses locais”.

Quanto à Azambuja, a responsável destacou que foram testados 833 trabalhadores da Sonae, dos quais 175 foram positivos. “São pessoas jovens, saudáveis, assintomáticos ou com sintomas muito ligeiros. Vão fazer a sua recuperação em casa”, revelou, adiantando que há apenas um caso de um infetado jovem.

Tendo em conta os casos registados pelo país, percebe-se que o foco da epidemia continua na região de Lisboa e Vale do Tejo, regista 265 dos 304 novos casos, o que representa 87%, contando com 10.320 infetados no total. Cinco das 13 mortes nas últimas 24 horas também foram registadas na região de Lisboa (38%), que conta um total de 340 vítimas mortais.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

[Notícias atualizadas]