O calor vai apertar até aos 37ºC

Sol e temperaturas em alta para o todo o fim de semana, com a previsão do regresso das "noites tropicais" a partir de domingo.

A temperatura em Portugal continental vai continuar acima do normal para o mês de maio, com a temperatura máxima no interior do país a chegar aos 37ºC e no resto do território aos 30ºC. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida das temperaturas máximas até terça-feira.

A partir deste  fim de semana, o continente está sob influência de uma corrente de leste, prevendo-se uma pequena subida dos valores de temperatura (que já estiveram altos durante a semana), em especial no litoral oeste, ficando a generalidade do território com valores acima de 30ºC.

A subida das temperaturas será mais acentuada a partir deste domingo, quando se prevê para a maioria dos distritos temperaturas acima dos 30 graus, no Alentejo pode mesmo chegar aos 37ºC.

Em relação à temperatura mínima, de um modo geral, “terá valores entre 15ºC e 18ºC. “A temperatura mínima terá uma subida ligeira, prevendo-se que, a partir de sábado, 23 de maio, alguns locais do continente registem valores iguais ou superiores de 20ºC, denominadas noites tropicais”, pode ler-se no comunicado do IPMA.

DGS recomenda medidas de proteção

Apesar de o país estar agora na segunda fase de desconfinamento, a DGS continua a recomendar várias medidas de prevenção como o distanciamento social e o dever de recolhimento, devido ao calor, principalmente as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como “procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados”.

Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina, são outras medidas recomendadas.