Reabertura da Secundária Miguel Torga em Monte Abraão

Escola Secundária Miguel Torga em Monte Abraão recebeu esta manhã os primeiros alunos dos 11.º e 12º. ano, nesta fase de desconfinamento.

Sala da Secundária Miguel Torga em Monte Abraão

A Escola Secundária Miguel Torga em Monte Abraão recebeu esta manhã os primeiros alunos dos 11.º e 12.º ano, depois de “um esforço quase de início de ano lectivo”, sobretudo nas ultimas semanas para a reabertura.

Com cerca de 550 alunos dos 11.º e 12.º, a direção da escola, criou dez turmas do 11.º ano e mais onze para o 12.º ano, com um máximo de 15 alunos por sala.

“Foi feito um esforço quase de início de ano letivo” disse à TVI, José Carlos Cruz, presidente do Agrupamento de Escolas de Massamá, adiantando que os objetivos mais desafiantes de concretizar passou pela “organização de turmas por turnos; dividi-las de forma a não terem mais de 15 alunos; distribuir a carga horária; atualizar o plano de contingência; substituição de professores pertencentes a grupos de risco”, perante a nova realidade, tendo em conta para a reabertura.

“Um trabalho intenso” que marcou a última semana para uma reabertura “em tranquilidade e segurança que é necessário nesta nova realidade”, disse José Carlos Cruz, adiantando que “os alunos do 11.º ficam nesta escola [Secundária Miguel Torga] e os 12.º noutra escola próxima, pertencente ao mesmo Agrupamento de Escolas, “evitando-se uma maior concentração de alunos”.

“Para nós professores é uma situação extremamente desgastante pelo trabalho desenvolvido desde marco até agora com esta nova vertente de regresso às aulas presenciais”, destacou o presidente do agrupamento de Escolas de Massamá, na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão. no concelho de Sintra.

Reabertura das escolas “é um passo importante”
disse ministro da Educação na Escola Santa Maria em Sintra

O ministro da Educação considerou hoje que a reabertura das escolas era um “passo importante” na fase de desconfinamento, sobretudo para os alunos, elogiando o trabalho dos estabelecimentos de ensino na preparação do regresso.

“Era importante que neste esforço de desconfinamento também tivéssemos a abertura das escolas e fizemo-lo com consciência, fizemo-lo, acima de tudo, querendo aumentar os graus de segurança para que a confiança existisse verdadeiramente”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

No dia em que mais de 500 estabelecimentos de ensino reabrem portas para receber os alunos do 11.º e 12.º anos, depois de dois meses com aulas à distância, o ministro da Educação acompanhou o regresso na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra.


[atualizada, 15h28]
Fotografia: Secundária Miguel Torga / facebook