arquivo

As escolas de Agualva e Mira Sintra estão a ser alvo de um projeto piloto que permite a concretização de pequenas reparações e de serviços de manutenção em tempo recorde.

A iniciativa da junta de freguesia e da Câmara de Sintra “já concretizou 547 trabalhos que levou à recuperação de pavimentos, janelas, pinturas e reparação de roturas, entre outros”, refere a Junta de Freguesia em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

“É imprescindível dar uma resposta rápida e eficaz a quem nos solicita a intervenção. Só assim conseguimos garantir que as escolas estão de acordo com as regras de segurança”

Estes trabalhos são concretizados por elementos da junta de freguesia de Agualva Mira Sintra e beneficiam os estabelecimentos de ensino básico, pré-escolar, escolas do 2º, 3º ciclo e secundárias.

“Este é, sem dúvida, uma das áreas de intervenção mais importantes e mais urgente, considerando que se trata da segurança e bem-estar das crianças e jovens”, destaca a freguesia, referindo que aquela autarquia recebe, “diariamente, dezenas de pedidos, por parte das escolas dos Agrupamentos de Agualva e Mira Sintra, Agrupamento António Sérgio e da Escola Secundária Ferreira Dias, aos quais dá resposta quase imediata, solicitando à equipa de funcionários responsável por estas intervenções, a sua deslocação aos locais em causa”.

Os pedidos podem ir desde a janela partida e da fechadura estragada, como à reparação e pintura de paredes, entre outros. “É imprescindível dar uma resposta rápida e eficaz a quem nos solicita a intervenção. Só assim conseguimos garantir que as escolas estão de acordo com as regras de segurança”, pode ler-se.

Até à data, no total dos três anos (2018, 2019 e 2020) a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra “apresenta uma taxa de execução de 97%, que representa um total de 917 reparações/intervenções nas escolas da freguesia”

De referir que o Agrupamento de Escolas de Agualva e Mira Sintra, por ser o que possui mais estabelecimentos de ensino, encontra-se na frente da lista, com um total de 527 reparações efetuadas face a 545 pedidos. Segue-se o Agrupamento de Escolas António Sérgio com 383 intervenções em 393 pedidos e, em último lugar, a Escola Secundária Ferreira Dias com 7 em 9 pedidos.