Corpo de Valentina encontrado sem vida: pai confessou à PJ

O pai e a madrasta são os dois detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de envolvimento na morte da pequena Valentina de nove anos, desaparecida em Peniche.

A Polícia Judiciária (PF) confirmou esta tarde, em conferância de imprensa, existir “fortes indícios” de crime de homicídio e ocultação de cadáver da menina de nove anos, desaparecida em Peniche. O pai e a madrasta da menina de nove anos, encontrada este domingo sem vida, são os principais suspeitos da morte da criança. Em causa estão crimes de homicídio e profanação de cadáver, entre outros.

A menina de nove anos desapareceu, no concelho de Peniche, na manhã de quinta-feira. O corpo foi encontrado este domingo a seis quilómetros de casa do pai.

As buscas foram feitas pelo Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana na freguesia de Atouguia da Baleia, onde reside a família da menina.

A PJ estava a investigar o caso e, segundo fonte daquela força policial, já em 2018 a criança tinha desaparecido de uma outra casa onde a família residia no concelho, tendo sido depois encontrada pelas forças policiais.

Recorde-se, já esta manhã, a PJ anunciou a localização, já sem vida, do corpo da criança de 9 anos que estava desaparecida desde quinta-feira em Peniche “Foram detidas duas pessoas suspeitas no envolvimento na morte da criança”, acrescentaram as autoridades.

Ainda esta manhã, a SIC avançou que os detidos serão o pai, que terá dito à polícia as circunstâncias da morte de Valentina, e a madrasta. O pai tinha dito às autoridades que tinha visto a filha, pela última vez, às 01h30 da madrugada de quinta-feira, tendo o alerta para o desaparecimento sido dado já de manhã, multiplicando-se desde então as operações de busca.

Segundo informações do presidente da junta de freguesia de Atouguia da Baleia, Afonso Clara, em declarações aos jornalistas no local, o corpo terá sido encontrado pela PJ num eucaliptal longe do sítio em que a criança morava, já na freguesia de Serra d’El Rei.

Recorde-se, a pequena Valentina de 9 anos, já tinha desaparecido uma vez em 2018 de uma outra casa onde a família residia no concelho, tendo sido depois encontrada pelas forças policiais.

[em atualização, 16h19]