Sábado com trovoada e aguaceiros

Céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do final da manhã. Períodos de chuva a partir do início da manhã, por vezes forte, é a previsão para a região de Lisboa.

Mau tempo / Imagem: Google

Os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre e Beja vão estar sob aviso amarelo este sábado, devido a aguaceiros e trovoadas, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo é devido à ocorrência de “períodos de chuva, por vezes fortes, passando a regime de aguaceiros a partir do final da manhã”, que também poderão ser fortes, assim como à existência de “condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes”.

Grande Lisboa

Céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do final da manhã. Períodos de chuva a partir do início da manhã, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros a partir do final da manhã. Possibilidade de ocorrência de trovoadas e rajadas fortes a partir do início da manhã.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir do início da tarde. Pequena descida da temperatura máxima.

Aviso amarelo

Para os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja, o aviso amarelo vai vigorar entre as 10h00 e as 18h00.

Já para os distritos de Santarém, Évora e Portalegre, o aviso tem início às 11h00 e termina às 18h00.

De acordo com o IPMA, em quatro categorias, o aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.