Mais de mil testes em instituições de apoio social no concelho de Sintra

O concelho de Sintra tem em vigor o Plano de Contingência para o surto de Covid-19, que entre outras iniciativas, conta com uma redução da fatura da água (35%) para uso doméstico, de 20% para as empresas, e isenção para clientes com tarifas sociais.

Foto: arquivo

No município de Sintra já foram realizados, na última semana, mais de mil testes à Covid-19 em instituições de apoio a idosos e de apoio social em Sintra.

Os testes foram feitos por uma equipa multidisciplinar, que se deslocou aos estabelecimentos, em coordenação com a Proteção Civil de Sintra, que efetuou a recolha, colheita e entrega das amostras para análise.

Em tempo de pandemia a autarquia presta apoio às diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, com a entrega de material de proteção, no suporte social a famílias e grupos de risco, e proporcionar aos seus profissionais o nível de proteção mais adequado possível.

Até ao momento, foram entregues, cerca de 35.000 máscaras e 35.000 luvas, mais de 1.000 viseiras, 35.000 luvas, 310 batas descartáveis, 380 litros de gel desinfetante, foram ainda distribuídos frascos de álcool, dispensadores de gel desinfetante, batas descartáveis, fatos completos e proteções para sapatos. Foram também efetuados, através da autarquia, 963 testes à Covid-19.

Basílio Horta, pede à população, “consciência”, “bom senso”, “seriedade”, “civismo e equilíbrio” nos tempos que correm

Recorde-se, em entrevista ao SINTRA NOTÍCIAS, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, dá conta da aquisição recente de mais “dois milhões de máscaras certificadas pelo Infarmed e que deverão chegar no mesmo avião que trás também as encomendas do Estado”.

Um milhão vão ser distribuídas pelas famílias, [cerca de 5 para cada família] e as restantes entregues às forças de segurança, IPSS, bombeiros, hospitais e outros setores da linha da frente, “para reforço e para responder a alguma falha” e ainda um stock que ficará em reserva para o caso de uma reincidência da pandemia, sendo que “o ideal é haver sempre um milhão de máscaras em reserva”, nota o autarca que não coloca de parte a hipótese da Câmara de Sintra voltar a comprar mais máscaras, em caso de necessidade.

Além do material de proteção, a autarquia de Sintra disponibiliza às IPSS do concelho, os seus serviços municipais para a desinfeção de veículos e edifícios, que até ao momento procederam à desinfeção de 39 viaturas e 10 edifícios de IPSS.

O concelho de Sintra tem em vigor o Plano de Contingência para o surto de Covid-19, desde março, que entre outras iniciativas, conta com uma redução da fatura da água (35%) para uso doméstico, de 20% para as empresas, e isenção para clientes com tarifas sociais.