Comando Territorial da GNR vai ser transferido para o concelho de Sintra

"Ter o comando da GNR a funcionar aqui, é uma grande mais valia", disse Basílio Horta em entrevista ao SINTRA NOTÍCIAS, anunciando uma reunião com a administração centra, para abordar a transferência e condições de instalação do Comando Territorial no município, cujos terrenos “estão previstos”.

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) sediado na Calçada do Combro em Lisboa, “vai ser transferido para o concelho de Sintra”, anunciou Basílio Horta, em entrevista ao SINTRA NOTÍCIAS.

O presidente da Câmara de Sintra, revelou que no dia 11 de maio irá reunir com o secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, para abordar a transferência e condições de instalação do Comando Territorial da GNR, no concelho de Sintra, cujos terrenos para a sua construção, “estão já previstos”.

“Ter o comando a funcionar aqui, é uma grande mais valia”, sublinha o autarca, destacando o “grande contacto de proximidade com a GNR e PSP”, dando como exemplo o investimento de 276 mil euros da Câmara de Sintra a na aquisição de 12 carros-patrulha aos postos da GNR e esquadras da PSP do concelho. Basílio, destacou ainda a importância de funcionar o concelho, o Regimento de Artilharia de Queluz, os Comandos e a Base Aérea de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

Questionado sobre o aumento do número de casos de violência no concelho de Sintra, Basílio Horta mostrou-se preocupado: “Num concelho como o nosso com mais de 400 mil pessoas, tão disperso e com zonas urbanas tão concentradas, este tipo de conflitos acontecem. Mas a verdade é que a polícia está presente e não temos nenhum bairro onde a polícia não entre”, desabafou.

Já no final da entrevista ao SINTRA NOTÍCIAS, e em vésperas de terminar o estado de emergência e período de confinamento, Basílio Horta compreende que” não podíamos continuar com a economia fechada mais tempo até haver uma vacina”, mas pede à população, “consciência”, “bom senso”, “seriedade”, “civismo e equilíbrio nos tempos que correm”, destacando o mesmo “sentido de responsabilidade” de todos, revelado durante a pandemia.

  • Fotografia destaque: Comando Territorial da GNR – arquivo