Portugal regista hoje 762 mortos associados à covid-19, (+27) do que na segunda-feira, e 21.379 infetados (mais 516), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de segunda-feira, em que se registavam 735 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 2,5%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 516 casos do que na segunda-feira, representando uma subida de 3,7%.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (441), seguida pelo Centro (171), pela região de Lisboa e Vale Tejo (133), do Algarve (11) e dos Açores (6), adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de segunda-feira

[atualizado]

EM DIRETO Conferência de Imprensa diária da Direção-Geral da Saúde
– António Sales, secretário de Estado da Saúde
– Graça Freitas, diretora Geral de Saúde

Conferência de imprensa COVID-19

Conferência de imprensa COVID-19 | Acompanhe em direto #DGS #Saúde #SNS

Posted by Direção-Geral da Saúde on Tuesday, 21 April 2020

“Pela primeira vez, o número de casos de recuperação é superior ao número de óbitos”, António Sales

“Foram realizados mais de 274 mil testes de diagnósticos à Covid-19. 70% dos quais já no mês de abril. Continuamos em estado de emergência e nunca é demais elogiar a atitude responsável dos portugueses. Mas não podemos deixar o medo vencer”, António Sales

“Não podemos deixar o medo vencer. A vacinação das crianças é crucial”, António Sales

“Portugal atingiu elevadas taxas de cobertura vacinal. Ainda que num momento difícil, os pais não devem adiar a vacinação dos filhos, sob pena de Portugal enfrentar um surto de outras doenças infecciosas”, António Sales

“O Parlamento tomou todas as medidas necessárias e suficientes para cumprir as regras”, Graça Freitas, sobre as comemorações do 25 de abril

Sobre ajudas aos profissionais que estão na linha da frente do combate à covid-19, António Sales é peremptório: “Não me parece que seja esta altura própria para se pensar em situações de compensação remuneratória ou subsídios de risco”


Caracterização Demográfica dos Casos Confirmados:

O número de doentes internados era oficialmente, de 1.172 pessoas, menos 36 do que na véspera (-3%). Trata-se do quinto dia consecutivo de queda, após um aumento significativo (102 pessoas) na quinta-feira. O número de internados é agora quase idêntico ao registado há quase duas semanas, a 9 de abril (1.173).

Lisboa é hoje o concelho do país com mais casos de infeção registados, 1145, seguindo-se o Porto com 1071.

Outros concelhos, na região de Lisboa em número de casos de infeção, em comparação com o dia anterior: Sintra 506 (+4); Cascais 289 (+3); Amadora 241 (+14); Oeiras 218 (+21); Odivelas 174 (11); Mafra 61 (-4).

[atualizado]