Na conferência de imprensa diária, o secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales começou por fazer o balanço sobre a situação epidemiológica desta terça-feira e referiu que, “pela primeira vez, o número de recuperados é superior ao número de óbitos”. A taxa de letalidade global é de 3,6%.

“Portugal continua a aumentar a sua testagem. Desde 01 de março foram realizados mais de 274 mil testes de diagnóstico para covid-19, 70% dos quais já no mês de abril. Sexta-feira foi, até à data, o dia em que se realizaram mais testes desde o início do surto em Portugal, cerca de 14.500 amostras processadas”, disse António Lacerda Sales.

Questionado sobre o facto de os profissionais de saúde não serem aumentados ainda este mês, Lacerda Sales justificou que os ordenados são processados a 14 para os mesmos serem pagos a 21 de cada mês.

Devido aos “sistemas de trabalho complexos”, com trabalhos de 24 horas, por turnos, isto requer alguma “complexidade”. O secretário de estado da Saúde lamenta a decisão, que deverá ficar resolvida já no início do mês de maio.

Questionado sobre as ajudas aos profissionais que estão na linha da frente do combate à covid-19, António Sales é peremptório: “Não me parece que seja esta altura própria para se pensar em situações de compensação remuneratória ou subsídios de risco”.