PSP detém três pessoas em “festas na via pública” no Cacém

ESTADO DE EMERGÊNCIA | Jovens entre os 20 e os 26 anos de idade em festa na via pública a consumir bebidas alcoólicas. Três pessoas foram detidas.

A PSP deteve no Cacém, três pessoas pelo crime de desobediência às medidas impostas pelo estado de emergência, decretado devido ao surto da covid-19, divulgou hoje a PSP.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que os detidos são dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 26 anos.

“Pelas 19h00, [domingo] os polícias depararam-se com uma festa na via pública, com cerca de 30 jovens em ajuntamento, em situação de desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário e a consumir bebidas alcoólicas, tendo sido possível identificar e notificar cinco deles para que se deslocassem para o seu domicílio”, explica a PSP.

Contudo, acrescenta a nota, horas mais tarde, “os mesmos polícias foram novamente acionados para uma ocorrência, da mesma índole e com o mesmo grupo de jovens, mas noutra localização”.

Com a chegada da PSP os jovens fugiram, “tendo sido possível intercetar um dos mesmos, que já tinha sido notificado na festa das 19h00, pelo que foi detido por desobediência ao abrigo do previsto no estado de emergência”, pode ler-se.

A PSP viria a deparar-se, na mesma noite, com “outra festa a decorrer na via pública”, na qual foi possível deter outro dos suspeitos que tinha participado nos ajuntamentos anteriores.

“Os polícias verificaram que se tratava do mesmo grupo de jovens das duas situações anteriores, sendo que desta vez, para além de se colocarem em fuga, ainda arremessaram pedras da calçada contra os polícias, sendo possível intercetar e deter outro suspeito por tentativa de agressão aos polícias”, adianta a PSP.

A terceira detenção aconteceu na madrugada de segunda-feira, quando a PSP foi chamada devido a queixas de ruído na via pública.

“Nesta terceira ocorrência, procedeu-se à detenção de uma mulher pelo crime de desobediência, uma vez que a mesma, para além de ter sido notificada na primeira festa às 19h00 do dia anterior, também se encontrava na segunda ocorrência referente ao apedrejamento dos polícias”, conclui a nota.

Recorde-se, Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, devido ao novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, que já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.


Fotografia: PSP – arquivo