Onze pessoas foram detidas pela PSP e pela GNR, nas últimas 24 horas, por desrespeitarem, nomeadamente, a obrigatoriedade de permanecerem em casa. Desde 22 de março, foram detidos, no total, 81 cidadãos.

De acordo com o decreto que regulamenta o estado de emergência, estão proibidas de sair de casa pessoas infetadas com o novo coronavírus ou sob vigilância ativa das autoridades de saúde, por terem contactado com alguém naquela condição.

Já a generalidade dos cidadãos está sujeita ao dever de recolhimento domiciliário, podendo circular na via pública apenas para determinados propósitos, como ir ao supermercado, trabalhar ou passear o cão.

Até às 18 horas desta segunda-feira, foram igualmente “encerrados 1565 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas”, adianta, em comunicado, o Ministério da Administração Interna. São mais 19 do que no balanço anterior, efetuado no domingo.

“O Ministério da Administração Interna, perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da Covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo estado de emergência”, apela, na nota, a tutela.

No âmbito do estado de emergência, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública têm vindo a desenvolver uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população.