SNS com capacidade para realizar 2.500 testes diários e privados 1.500

O Serviço Nacional de Saúde tem neste momento, capacidade para realizar 2.500 testes diários e o setor privado mais 1.500 testes por dia, avançou hoje o secretário de Estado da Saúde. O município de Sintra aguarda "luz verde" das autoridades de saúde, para abertura do primeiro centro de acolhimento e de análises, a funcionar no Centro de Saúde de Agualva.

O Serviço Nacional de Saúde tem, neste momento, capacidade para realizar 2.500 testes diários e o setor privado mais 1.500 testes por dia, avançou hoje o secretário de Estado da Saúde.

“No entanto, existe uma capacidade em stock entre público e privado de cerca de 20 mil testes”, afirmou António Lacerda Sales na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), na qual esteve presente a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Segundo António Sales, tem vindo “a aumentar progressivamente” a capacidade de realizar testes à infeção pelo novo coronavírus (SARSCov2).

Centro de Saúde de Agualva

O secretário de Estado agradeceu ainda o trabalho realizado pelas autarquias locais e pelos autarcas do país que “se têm voluntariado no sentido de criar condições para a testagem ao coronavírus. Este é o tempo de cerrarmos fileiras, de cada um fazer a sua parte, e não devemos esquecer que todos devemos ter o nosso plano de contingência”, sublinhou.

Recorde-se, a propósito que uma das coisas que “tem preocupado” a autarquia de Sintra “é que os resultados das análises vêm com alguns dias de atraso”, na passada quinta-feira, Basílio Horta, presidente da Câmara, anunciando a abertura de três centros para despiste rápido da Covid-19, – centros de acolhimento e de análise – a funcionar nos próximos dias, em data a anunciar pelas autoridades de saúde.

“O primeiro vai funcionar no novo Centro de Saúde de Agualva, onde se vai fazer, simultaneamente, a avaliação e a análise. Os resultados vão ser conhecidos no próprio dia”, confirmou Basílio Horta, adiantando que “os restantes centros vão abrir imediatamente a seguir”.