Centro de Saúde de Agualva

A Câmara Municipal de Sintra vai abrir três centros para despiste rápido da Covid-19, – centros de acolhimento e de análise – a funcionar nos próximos dias, em data a anunciar pelas autoridades de saúde e pelo município.

“O primeiro vai ser no novo centro de saúde de Agualva, onde se vai fazer, simultaneamente, a avaliação e a análise. Os resultados vão ser conhecidos no próprio dia”, confirmou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, adiantando que “os restantes centros vão abrir imediatamente a seguir”.

Uma das coisas que “tem preocupado” a autarquia “é que os resultados das análises vêm com alguns dias de atraso”, explica o presidente da Câmara de Sintra, que já esta sexta-feira, tinha manifestado a preocupação, num video partilhado pela autarquia, nos Serviços Municipais de Proteção Civil de Sintra.

Dos três centros de acolhimento e de análise, “o primeiro abre já para a semana no novo centro de saúde, em Agualva — é o primeiro centro de saúde onde se vai fazer simultaneamente a avaliação e a análise, e o resultado da análise é sabido no mesmo dia”, explica Basílio Horta, adiantando que “os outros dois centros abrem imediatamente a seguir, mas só abrem quando as entidades de saúde entenderem que todas as condições de segurança estão garantidas”.

Uma das coisas que “tem preocupado” a autarquia “é que os resultados das análises vêm com alguns dias de atraso”, refere Basílio Horta, anunciando a abertura de três centros de testes rápidos à Covid-19, o primeiro a funcionar no novo Centro de Saúde de Agualva

“Nós temos 20 casos oficialmente confirmados. A Grande Lisboa tem cerca de 645 casos confirmados, Sintra, até agora, parece ter sido poupada a esta epidemia. Mas há muitas análises que estão a ser feitas, não quer dizer que este número não aumente, infelizmente, é muito capaz de aumentar”, afirmou.

Recorde-se, Portugal tem 14 mortes associadas ao vírus da covid-19 confirmadas, mais duas do que no sábado, e 1.600 pessoas infetadas, segundo o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estão confirmadas cinco mortes na região Norte, quatro na região Centro, quatro na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, revela o boletim epidemiológico divulgado hoje, com dados referentes até às 24h00 de sábado.

De acordo com os dados da DGS, há mais 320 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, do que no sábado.