Estão isolados dez utentes de lar na Idanha

A Casa de Saúde da Idanha, em Belas, no concelho de Sintra, é uma instituição psiquiátrica que registou dez infetados com o novo coronavírus.

Casa de Saúde Irmãs Hospitaleiras, na Idanha

Há dez infetados com o novo coronavírus na Casa de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, na União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra.

Há mais de uma semana que as visitas e as consultas externas estão suspensas, altura em que foi confirmado o primeiro caso de infeção na casa de saúde da Idanha. “Neste momento temos há 9 casos positivos internados na Casa de Saúde e uma doente que está internada no Hospital Fernando da Fonseca, há mais de uma semana”, confirmou à SIC, Mário Duval da Autoridade de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

A Casa de Saúde garante que estão a ser asseguradas todas as condições para conter a propagação do vírus e que os doentes infectados estão isolados.

Também a Autoridade de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo esteve no local e garante que estão asseguradas as condições de segurança para todos os outros doentes internados na Casa de Saúde de Idanha.

Basílio Horta anunciou na sexta-feira que a Câmara de Sintra irá “abrir três centros de acolhimento e de análise”, “o primeiro abre já para a semana no novo centro de saúde, em Agualva

O surto local foi divulgado esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, que disse estar a acompanhar o caso com grande atenção. A autarca, adiantou que “Estão em causa [naquela zona] mil pessoas e temos de ter uma atenção muito particular”.

O autarca explicou que foram primeiro detetados dois casos suspeitos e “assim que se soube que era oficial, imediatamente se fez análises aos utentes todos e aos trabalhadores”. “Logo que soubemos que havia duas pessoas infetadas, fizemos uma desinfestação total. Neste momento, a situação está controlada e estamos a acompanhá-la”, referiu.

Este sábado, à agência Lusa, Basílio Horta adiantou que em Sintra há “20 casos [confirmados de Covid-19], dos quais dez estão neste lar” – “que estava já a ser monitorizado pela Câmara, com as entidades de saúde”. A Casa da Saúde da Idanha tem pessoas em internamento e a receber cuidados, mas não se trata de um lar de idosos.

Basílio Horta, já tinha anunciado que a Câmara de Sintra irá “abrir três centros de acolhimento e de análise”, “o primeiro abre já para a semana no novo centro de saúde, em Agualva – é o primeiro centro de saúde onde se vai fazer simultaneamente a avaliação e a análise, e o resultado da análise é sabido no mesmo dia – e os outros dois centros abrem imediatamente a seguir, mas só abrem quando as entidades de saúde entenderem que todas as condições de segurança estão garantidas”.

Noticia atualizada
Fotografia: arquivo