Há 10 casos confirmados da covid-19 na Idanha

CORONAVÍRUS | Câmara de Sintra confirma que há 10 casos positivos de Covid-19, em lar de Idosos, na Idanha e que a situação está controlada.

Na Idanha, há 10 pessoas infectadas e em quarentena, com o novo coronavírus. Os casos já foram identificados e estão a ser acompanhados por profissionais da saúde, confirmou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, na sequência de uma visita de trabalho aos Serviços Municipais de Proteção Civil.

“Há necessidade de acompanhar todos os casos que estão sob suspeita”, sublinhou o autarca, dando conta de “um surto envolvendo 8 pessoas infectadas” na Idanha, a que se juntam outros dois, na mesma zona, “já anteriormente identificados”.

“Temos olhado para esta emergência nacional, com serenidade, com eficácia e com grande sentido de esperança no futuro”, disse Basílio Horta

“Estão em causa [naquela zona] mil pessoas e temos de ter uma atenção muito particular”, observou Basílio Horta, num video publicado pela autarquia, anunciando para breve a implementação de um “novo modelo” de gestão, que passa pela instalação, em Agualva de um Centro de Triagem para acompanhar os casos suspeitos da pandemia e também de um laboratório que permitirá realizar análises e “obter resultados no próprio dia”, disse o presidente da Câmara de Sintra.

Já esta tarde o SINTRA NOTÍCIAS confirmou que o lar de idosos das Irmãs Hospitaleiras em Belas com 500 camas tem 10 infectados e que caso foi prontamente resolvido, no âmbito do Plano Municipal de Emergência.

Ponto de situação Nacional

Portugal elevou hoje para 12 o número de mortes associadas ao vírus da covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que regista 1.280 casos confirmados de infeção.

Estão confirmadas quatro mortes na região Norte, quatro na região Centro, três na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, precisa o boletim epidemiológico divulgado hoje, com dados referentes até às 24:00 de sexta-feira.

Segundo estes dados da DGS, há mais 260 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, do que na sexta-feira.

O número de mortos duplicou em relação a sexta-feira, quando foram registadas seis mortes, indicam os dados, que dão conta de que cinco doentes já recuperaram.

Desde 01 de janeiro existem 9.854 casos suspeitos, dos quais 1.059 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 7.515 casos que não se confirmaram.

O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde subiu para 13.155, mais 4.147 face a sexta-feira, refere o relatório da situação epidemiológica em Portugal.

[atualizada]
Imagem: RTP – arquivo