Morreu Sérgio Freitas, – o “Eusébio branco” do Sport União Sintrense

ÓBITO | Morreu Sérgio Freitas, antigo jogador, treinador e dirigente do Sport União Sintrense (SUS), figura carismática e estimada por todos, jogador marcante na década de 60. Era conhecido como o "Eusébio, branco" de Sintra, pela sua paixão e talento para jogar futebol.

Faleceu, Sérgio Freitas, antigo jogador, treinador e dirigente do SUS, figura muito estimada, respeitada e considerada por dirigentes e massa associativa | Foto: Nuno de Sousa

Morreu Sérgio José Freitas, antigo jogador, treinador e dirigente do Sport União Sintrense (SUS), figura carismática e muito estimada e respeitada por todos. Jogador marcante na década de 60, era apelidado de “Eusébio branco” de Sintra.

Sérgio José de Freitas, uma força da natureza enquanto futebolista, sucumbiu esta quinta-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de um AVC.

Devido ao estado de emergência decretado em Portugal, as celebrações religiosas e outros eventos que impliquem concentração de pessoas estão proibidos, determina o decreto do Governo devido à pandemia de Covid-19, não haverá velório.

O corpo vai ser cremado este sábado, 21 de março, pelas 14h45, não havendo acompanhamento do funeral.

“O Sport União Sintrense agradece toda a dedicação, e endereça os mais sentidos pêsames a toda a sua família”, pode ler-se no site do clube, numa primeira reação à sua morte.

Sérgio Freitas, “fez parte da equipa que em 1964 subiu à II Divisão Nacional e foi apelidado do “Eusébio Branco”. O boletim informativo da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) considerou-o a figura do mês”, recorda o SUS.

Depois de ter atingido esta notoriedade, “Sérgio saiu para o Belenenses, mas o seu coração ficou sempre em Sintra. Quando voltou treinou equipas de vários escalões incluindo uma equipa de futebol de salão.Fez parte da 1ª comissão de obras na mudança do campo nº 1 e pertenceu à comissão do Centenário que coincidiu com as Festas da Nossa Senhora do Cabo do qual foi porta Estandarte”.

Sérgio Freitas, integrou a comissão de Honra, para a eleição de Victor Coelho, a Presidente do Sport União Sintrense e era uma visita quase diária às instalações do clube. Era uma presença frequente nos jogos dos vários escalões.

“Uma das últimas intervenções foi na inauguração da nova entrada para a bancada principal com a equipa de 1964”, recorda o Sport União Sintrense.

[em atualização]
Fotografia de destaque: DR Nuno de Sousa
Fotografias: DR Sport União Sintrense / arquivo