Chegou a Primavera

TEMPO | Temperaturas máximas previstas para hoje, não vão além dos 18 graus Celsius. A chuva está de volta.

Equinócio da primavera começa às 09h37 de sábado (hora de Lisboa)

Não parece, mas a primavera já começou esta sexta-feira, ainda que as previsões meteorológicas sejam de chuva em algumas regiões e temperaturas máximas que não vão além dos 18 graus celsius.

Sete distritos de Portugal continental estão hoje, primeiro dia da primavera, sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A previsão aponta também para possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia e vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e descida acentuada da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda, em Évora, Beja e Setúbal) e os 13 (em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 18 (em Braga).

Na região de Lisboa, conte com céu geralmente muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, diminuindo de frequência a partir do final da tarde. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar do quadrante oeste.
Descida acentuada da temperatura máxima.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começou às 03h50 de hoje (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte. Na Região Autónoma dos Açores o equinócio da primavera ocorreu às 02h50 (mais uma hora em Lisboa).

Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.