Oeiras anuncia 2,5 milhões para combater Covid-19 e fecha parques infantis

CORONAVÍRUS | vão ser tomadas várias medidas para conter a propagação do vírus, desde fechar esplanadas a encerrar parques infantis, em Oeiras.

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras | Foto: arquivo

A Câmara de Oeiras anunciou um conjunto de medidas de combate ao surto do Covid-19 que vão implicar, um reforço orçamental de 2,5 milhões de euros, que passam por fechar esplanadas a encerrar parques infantis.

Segundo um comunicado da autarquia, será criada uma dotação financeira extraordinária, no valor de 1 milhão de euros, para aquisição de equipamentos essenciais para o combate à epidemia dos quais 700 mil euros serão destinados à aquisição de ventiladores e 300 mil euros para aquisição de outro material essencial como seringas elétricas difusoras, batas impermeáveis, fatos-macaco impermeáveis, boteiras, viseiras, óculos e máscaras.

No comunicado pode ler-se, também, que na área do “apoio social, será feito um reforço do Fundo de Emergência Social em 750 mil euros (passando de 250 mil euros para 1 milhão de euros) para futuras necessidades dos munícipes”.

A autarquia vai ainda “duplicar a verba disponível para o Fundo de Emergência Social-trabalhadores, disponível para os trabalhadores do município, serão adquiridos equipamentos de proteção especial para a Polícia de Segurança Pública e trabalhadores dos serviços prisionais de Oeiras”.

Nos mercados municipais, os concessionários estarão isentos de taxas, “será criada uma linha de emergência social e um plano de emergência social para entrega de refeições, medicamentos e compras ao domicílio.”