A Câmara Municipal de Cascais ordenou o encerramento do aeródromo de Tires numa ação de combate ao novo coronavírus, com efeitos imediatos.

De acordo com fonte oficial da autarquia, foram dadas orientações à administração do aeródromo para que inicie “os procedimentos legais, procedimentais e operacionais” para fechar a infraestrutura. Ainda se desconhece até quando vai manter-se a pista encerrada, acrescentou a mesma fonte.

“Deve manter-se a autorização para que as aeronaves possam estacionar por via do congestionamento noutras infraestruturas aeroportuárias”, refere a autarquia.

Recorde-se, o aeródromo de Cascais – utilizado para voos executivos – é gerido pela empresa municipal Cascais Dinâmica e tem capacidade para acolher 300 pessoas.

De acordo com os dados da autarquia, em meados de 2019, o Aeroporto de Cascais era o quarto de maior movimento depois de Lisboa, Porto e Faro, integrando sete escolas de aviação responsáveis pela formação de quase 400 alunos por ano (30% deles estrangeiros) e mais de duas dezenas de empresas que empregam cerca de 500 trabalhadores.

Fotografia: António Lorente Brunas / AviationCarner.net